Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quer aprender mais sobre conserto de lavadora?

Quer aprender um pouco mais como reparar lavadoras?

Então confira este link:


Vale a pena dar uma conferida.

Confira nossos vídeos no canal do youtube.

Consertando minha máquina de lavar e Socorro da casa

366 comentários:

  1. Olá, Renato. Tenho uma lavadora continental evolution 5 programas q não está mais centrifugando. Meu marido, um curioso "com jeitinho", trocou a bomba dágua, mas ela não centrifuga, apenas escoa a água. No timer, o botão "adiar centrifugação", que deveria ter dois fios, tem apenas um. Desligamos ele, mas não adiantou. Tirando a correia do motor, ele dá a partida e faz o movimento típico de centrifugação. Mas, se colocar a correia, o problema fica na mesma. Lemos em outro blog q poderia ser problema com a parte do motor responsável pela rotação de alta velocidade. O q vc acha? Na loja de peças, há um tempo, o vendedor havia levantado a possibilidade de problema no timer. Compensa trocar o motor? Existem motores novos ou só recondicionados? Vale a pena comprar um motor recondicionado, se não houver o novo, ou comprar uma centrifuga para auxiliar a máquina? Obrigada.
    julia.fonseca@trtsp.jus.br
















    ResponderExcluir
  2. olá,

    Este problema numa continental realmente pode ser motor ou timer. Antes de comprar qualquer peça verifique se não há vazamentos na câmara ou em borrachas, geralmente é isso q causa o dano no motor. Se identificou o vazamento, elimineo e troque a peça q pifou (normalmente o motor), quanto a novo ou reciclado geralmente o reciclado é bom, afinal são substituidas as peças internas gastas ou queimadas, aproveitando apenas a carcaça. Ele é reciclado e ñ um motor q foi retirado de uma maq velha pra vender. (eu acredito nisso, rsrrsrs!).

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, tenho uma continental evolution plus ja a 10 anos e a uso muito pouco. Recentemente foi substituido o capacitor dela que praticamenbte pegou fogo. Agora ao centrifugar ele esta fraca, o que poderia ser? Ser for possivel me passe uma dica por email sam_mantovani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho uma Continental evolution há mais de 10 anos, recentemente apresentou problema no capacitor. Trocamos e funcionou bem por 1 semana. Agora, ela nao escoa a agua. O que pode serr?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o filtro, a mangueira de saída (se não estão entupidas), teste a bomba de drenagem.

      Boa sorte,

      Excluir
    2. Tenho uma máquina de lavar roupas continental evolution plus não está drenando água o que pode ser? Responde

      Excluir
  5. olá sera que voce pode me ajudar tenho uma lavadora continental evolution 10 kg e caiu uma moeda dentro do cesto quero saber como faço para abrir o cesto?

    ResponderExcluir
  6. olá, sua lavadora deve ser top load (abre por cima), em ambos os modelos para retirar o cesto (tambor), vc deverá chamar um técnico, devido a ferramentas específicas. Nas lavadoras front load vc poderia ver no filtro se a moeda parou lá.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho uma lavadora de roupas Continental evolution 10 kg e já troquei o timer mas mesmo assim ele continua rodando e não faz as operações será que pode ser a placa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson , sua lavadora deve ser top load. Eu já não trabalho no ramo a algum tempo e infelizmente não tive o prazer de reparar este modelo. Continue pesquisando na rede q existem outros blogs e sites q falam de conserto assim como este.

      Desculpe e boa sorte !

      Excluir
  8. Olá, poderiam me ajudar? Minha máquina é front load e parou de despejar agua pra fora, de resto está normal, para retirar a agua tive que abrir a tampa do filtro, aquele na parte frontal embaixo lado direito. Seria necessária a troca da bomba dagua? Grato

    ResponderExcluir
  9. Retire a bomba e teste antes de substituir , tem post de como proceder p testar , verifique se não soltou algum fio ou tem algum mau contato.

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  10. Ola, minha lavadora é uma evolution, sistema de tombamento. Acho que coloquei muita roupa e o cesto caiu. Abri a máquina, mas pelo visto a única forma de chegar no cesto é tirando o tambor completo. Vi que tem um parafuso grande que me parece que prende a tampa do tambor. Este é o caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o caminho sim, provavelmente o eixo quebrou ou a tampa com rolamentos apodreceu, qdo trocar o eixo , substitua os rolamentos e o retentor.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Carlos, tirei todos os parafusos possíveis e imaginários, não consigo abrir o tambor para chegar no cesto...é um enigma...o que mais me parece é que o parafuso da polia quebrou, sendo assim, não consigo soltar as partes. Alguma idéia? Obrigada.

      Excluir
  11. Boa tarde Carlos, inicialmente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente blog! Carlos, agora a pouco minha maquina, uma continental evelution (sistema de tombamento), apresentou um problema, ao iniciar o ciclo de lavar, a mesma não consegue girar o tambor, fica apenas impulsionando-o, mas não chega a conseguir gira-lo. Fiz um teste sem roupa, e ela conseguiu girar normalmente, posteriormente tirei a correia, e ligando a maquina pude perceber um pequeno barulho no motor, aparentemente ele está "fraco" sem torque, pios consigo segurar ele com as duas mãos no processo de lavagem inicial, o que pode ser? Obs: testei com um minimo de roupa, e ele também não consegue girar no processo inicial de lavagem. Abraços! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo, coloque em centrifugação e veja se partiu com força, caso sim é uma grande possibilidade de ser motor defeituoso, observe se há algum vazamento. Três componentes podem ocasionar este tipo de problema:
      1 - motor
      2 - capacitor defeituoso, se for, normalmente apresenta deformidade esta peça, e
      3 - o timer com os contatos defeituosos, é mais raro acontecer , mas ja vi este problema.

      Se não me engano tem postagem de como testar este motor.

      Minha aposta é ele com defeito, existe recondicionado a base de troca nas lojas.

      Excluir
    2. Estimado Carlos, muito obrigado pela sua ajuda!
      Testei a lavadora na opção de centrifugação (com a maquina carregada), e ela não girou. Observei que o capacitor está com uma sutil deformação na parte superior (oposta aos conectores). Carlos minha lavadora é a continental 5 programas, sistema de tombamento, o capacitor que está nela é um de 55UF, procurando por esse capacitor, encontrei uma autorizada da continental, porém eles me informaram que o capacitor que eles utilizam é de 45UF. há algum problema de se colocar esse capacitor?

      Carlos Renato, mais uma vez obrigado pelas orientação e sua disponibilidade em ajudar!

      Abraços!

      Hugo

      Excluir
  12. Boa noite Carlos, comprei o capacitor de 60UF, a lavadora voltou a funcionar, porém no processo inicial, a motor está fazendo um barulho mais alto, mas para centrifugar esta normal, isso é devido ao novo capacitor? Pensei que poderia ser os rolamentos, mas na centrifugação o barulho está normal.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tolerância de um capacitor é normalmente 10%, capacitores do tipo permanente trabalham em conjunto com o motor, não sou adepto a colocar outro diferente do q tinha na máquina, mas se fosse um quebra galho optaria pelo 45mf, veja, 55 com 10% seria no caso a maior 60.5 e no inverso 49.5, já o q vc colocou a maior 66 e o contrario 54, então seu motor com o tempo pode vir apresentar problemas o barulho q vc pode estar ouvindo pode ser o esforço em segurar um pouco de energia a mais q está recebendo do capacitor. Quando puder coloque o capacitor de 55, afinal o engenheiro estudou um pouquinho pra colocar esta peça neste valor específico, rsrsrss!!

      Se quiser se aprofundar um pouco mais, caso sua lavadora tenha ainda a etiqueta na tampa traseira, observe o valor da amperagem de funcionamento e compare utilizando um alicate amperímetro, motor com barulho estranho pode estar com amperagem alta e isso pode ter sido tbm a causa do dano no capacitor (ele pode ter pifado pela idade msm, rsrsrs).

      De qq forma Parabéns pelo esforço em resolver seu problema, com certeza economizou no mínimo uns cem reais caso tivesse chamado o serviço autorizado.

      Excluir
    2. Boa noite Carlos, vamos ao feedback.
      Na loja que comprei o capacitor (R$25,00), eles testaram o capacitor antigo, o mesmo registrou 2,35UF rsrs, pedi para testar o capacitor novo, obteve 61,01UF (vou procurar o especifico de 55UF).

      Sobre o barulho, retirei o motor, retirei os rolamentos, pois estavam com um pequeno chiado, mas a limpeza e lubrificação não sanou tal chiado, aproveitei os rolamentos da minha moto que ainda estavam em boas condições (mesma numeração 6203), o motor ficou perfeito! Detalhes: utilizei um saca polias para retirar os rolamentos e a polia, ferramenta fenomenal rsrs, noutra época havia ficado dias tentando tirar, e só consegui após levar a peça em uma loja de motores rsrsrs. Motor lubrificado, e testado fora da maquina, ficou super silencioso. Mas ao colocar a correia, barulho novamente rsrsrs, tencionei-a um pouco e o barulhou acabou de vez!

      Carlos Renato, obrigado pelo seu auxilio, sem ele não teria conseguido!

      Abraços!!!

      Excluir
  13. Boa noite Carlos, tenho uma maquina continental evolution de 14 programas e tem um problema no inicio do lavado, pois uma vez carregada a maquina, não começa o ciclo. A luz fica acesa, não trava a porta e não começa o ciclo. Você saberia qual poderia ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for a lavadora front load (abre pela frente), pode ser a trava da porta (door lock) que está defeituosa ou com fio partido.

      Verifique e boa sorte!

      Excluir
    2. Carlos, bom dia, estou com o mesmo problema na minha máquina e não estou conseguindo assistência técnica, o procedimento de conserto é simples? Poderia me orientar para que eu faça isto em casa?

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite carlos,tenho om lavadora ge 10 kilos e acho que tem moeda dentro pois quando vai centrifugar faxz uns estalos terriveis,tem como eu mesma tirar a moeda em casa?
    Obg

    ResponderExcluir
  16. Boa noite carlos,tenho om lavadora ge 10 kilos e acho que tem moeda dentro pois quando vai centrifugar faxz uns estalos terriveis,tem como eu mesma tirar a moeda em casa?
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, retirar moedas do interior da lavadora é meio complicado. Existem marcas que possuem ferramentas específicas para este tipo de desmontagem. Sua dedução qto ao barulho ser moedas é interessante, mas não descarte q seja um problema mecânico, então, chame um técnico e faça mais de um orçamento para comparar.

      Boa sorte.

      Excluir
  17. Olá Carlos Tenho umja continental Evolution por tambamento. Troqueio o gabinete e instalei tudo corretamente, coloquei tampa nova pois tinha quebrado a peça de encaixe no gabinete, está sem folgas foi rebitada, troquei a borracha mas quando enche ocorre vazamento frontal depois de certo tempo. Como eu resolvo, já troquei praticamente tudo... Obrigrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique as mangueiras do dispenser do sabão, principalmente aquela que fica por baixo (a grande), normalmente qdo mal encaixada ocasiona este problema, bem como a mangueira respiro q fica ao tbm no dispenser.

      A borracha da porta (guarnição), mal encaixada ou sem as abracadeiras tbm ocasiona este problema.

      Boa sorte!

      Excluir
  18. olá minha maquina
    Lavadora Continental Evolution 10Kg só enche de agua e depois joga fora e centrifuga ela ñ quer bater oq poderia ser ela tenta bater mas só vai pro lado e demora ir pro outro .por favor mim ajude..

    ResponderExcluir
  19. olá tenho uma maquina continental evolution facil facil , ela liga a luz mas não funciona nada o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano esta lavadora é front load (abre pela frente), pode ser a trava da porta com problemas, verifique também o chicote elétrico da mesma peça.

      Boa sorte!

      Excluir
  20. Ola. Tenho uma continental 10kg
    Dias anteriores tive problema com a bomba dagua da minha maqna e ai comprei uma nova mais paralela e troquei mais depois q troquei minha maquina nao para de escoar a agua ela nao desliga mais a bomba ate parece q ta ligada direta na tomada.
    Ja troquei varias vezes ate mesmo pq cai moeda e tampa a bomba e queima.
    Mais o q que eu faco pra minha maquina voltar ao normal e nao ficar com a bomba ligada direta.
    Ha fiz uma adaptacao de uma tomada pra desligar manualmente a bomba e pra maquina bater a roupa.
    Se puder me ajudar fico grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço bem este modelo, mas vou tentar te ajudar:

      - Verifique o pressostato, em outros modelos de lavadoras esta peça tinha um nível de transbordamento que acionava a bomba de drenagem para evitar o vazamento da água.

      - Lavadoras com placa eletrônica pode ter este problema (se for o caso da sua verifique)

      Por último mas não é absurdo,

      A mangueira de saída está na altura certa?
      Vc não ligou nenhum fio errado?

      boa sorte!

      Excluir
  21. bOM DIA!
    tenho uma continental evolucion 13 programas(frontal) ela no inicio não centrifugava, agora não gira o tambor de forma nenhuma. Por indicação de um "tecnico" troquei o automatico, não mudou nada. Voce pode dizer se o problema é o motor ou pode ser o capacitor, como vi em outros casos? um abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Se ñ me engano tem um post sobre teste do motor, qto ao capacitor, como é barato vc pode tentar troca lo, npte antes se ñ houve nenhum vazamento de água.

    ResponderExcluir
  23. olá, parabens pelo blog!! tenho uma continental evolution front load 5 kg.. em geral ela opera normalmente, mas tem frequentemente acontecido de a entrada de agua nao se interromper, causando transbordamento. Mesmo desligando a energia continua a entrada de agua.. seria um problema de pressostato ou da valvula de entrada, como posso confirmar? o ultimo tecnico foi la e como nao viu acontecer falou que tava normal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrando água msm desligada é quase certo do defeito se da válvula.

      Tem post de como testar esta peça ou como é uma peça barata VC pode tentar substitui la direto.

      Boa sorte

      Excluir
  24. Edson ola tenho uma maquina evolution 13 programas, ela faz todos os programa mais na hora da centrifugação ele não atinge a velocidade, ja apertei a correia, gostaria de saber o que pode ser?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, me chamo Maria Helena, tenho uma Continental Aqua 12 kg que em Set/13 queimou a placa eletrônica e estou até hoje (05/03) esperando o envio da mesma para fazer o reparo. Fiz inúmeras pesquisas para saber se existe alguém que faça o recondicionamento da placa, será que você pode me ajudar? Se for possível retorne em meu email (marigangeli@gmail.com) Desde já agradeço. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  26. OI tenho as ferramentas para desmontar a continental evolution de 10kg como faço pra tirar o cesto? é por cima? tem uma solda de plástico dentro do agitador, quando tira uma tampinha é por ali que tira também?preciso trocar o retentor e o rolamento pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, gostaria muito de te ajudar, mas não atuo mais no ramo e a Continental (top load) eu nunca mexi, sugiro vc pesquisar em outro blog ou site, tem eletrodomestico forum, niltran e outros.

      Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá boa trade Carlos,

    Tenho uma maquina Continental Evolution ( 6 programas ) entrada frontal, e de uns dias para cá ela parou de entrar água, fiz um teste colocando água pela entrada de sabão e amaciante, ela funcionou perfeitamente, mas também não liberou a água, sabe me informar o que pode estar acontecendo, Obrigado

    Cassio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique a bomba de drenagem, se ela estiver com o fio partido ou queimada apresentará estes problemas mencionados.

      Boa sorte!

      Excluir
  28. Oi Renato, boa noite. Estou com uma máquina continental evolution 14 programas e ela funciona mas com um barulho muito alto sempre que o compartimento de roupas está em movimento. Sabe dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique os rolamentos e o eixo.

      Abra as tampas e tente balançar o tambor, se estiver solto ou frouxo pode ser uma das duas peças,

      Boa sorte!

      Excluir
  29. Era os rolamentos e o retentor. Aí o técnico veio e consertou, mas agora ela começa a entrar água e não para mais durante os programas. Só volta ao normal durante o enxague. Alguma sugestão? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a válvula com defeito, observe se qdo enche direto continua mesmo se desligar, se isso acontece com certeza é a válvula de admissão.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Fiz como você indicou e parou de encher. Será que mesmo assim pode ser a válvula? Obrigado.

      Excluir
    3. Acho q é pouco provável, para os rolamentos serem trocados seu técnico teve q desmontar a lavadora, então pode ter deixado algum fio frouxo, solto ou invertido ou a mangueira do pressostato mal encaixada.

      Sugiro q chame o novamente para dar uma verificada (se ele for de confiança e claro).

      Boa sorte.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Desconfiei exatamente de alguma coisa que possa ter ficado mal encaixada ou desconectada. Já o chamei! Só que esperei de meio dia de ontem até agora...(ironia).
    Vou ver se consigo outro melhor. O problema é que muitas assistências não querem mais atender essa máquina pq dizem que é muito antiga e é difícil de achar peças de reposição. Mas obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite!!
    Tenho uma Continetal Evoluion plus 5 enxagues, ela ja tem uns 8 anos, ultimamente ela demorava para funcionar, pois eu apertava o botaõ acendia a luz e demorava para começa a funcionar, Depois comecei a mexer dentro virando o cesto as roupas para funcionar pois achava que era mal contato, (a abertura dela é na frente ) .Mas agora eu ligo ela, a luz acende, mas ela não funciona, o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trava de segurança pode estar com defeito.

      Tem um post sobre o assunto, porta não abre, é a mesma peça.

      Boa sorte

      Excluir
  33. bom dia eu tenho uma maquina de lavar continental AQUA 16 KILOS , QUANDO COLOCO ELA PARA ENCHER A AGUA ENCHE ATÉ TRANSBORDAR , E A MAQUINA NAO BATE A ROUPA , MAS SE COLOCO ELA PARA CENTRIFUGAR ELA FAZ OQUE PODE SER , PODE SER ALGUM SENSOR? MEU EMAIL É WOLVERINEANDERLINE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, eu tenho uma continental evolution 14 programas... ela realiza todo o processo, mas na hora de destravar a porta, ela não destrava. Sempre pra retirar a roupa tenho que forçar a trava pra ela abrir. é normal isso ou tem que acender a luz verde que indica que a porta ta destravada?

    ResponderExcluir
  35. Bom dia como eu faço para tirar o agitador de uma maquina continental de 10 k

    ResponderExcluir
  36. boa noite, a minha lavadora é frontal estou com problemas na entrada de água dela a bomba esta puxando mas não puxa a quantidade suficiente estou tendo que colocar uma mangueira direto no reservatório de sabão, será que o problema é na válvula de entrada de água, já verifiquei o filtro esta limpo........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se não for a pressão de água fraca, é uma possibilidade de ser a válvula defeituosa.

      Boa sorte.

      Excluir
  37. Bom dia...minha maquina de lavar da Continental Aqua LACT 1235LA2 BR, NÃO ESTA ENCHENDO MAIS QUE O MINIMO.....
    Poderia me ajudar? Abraços.
    Desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Carlos!Tenho uma maquina continental evolution acho que de 6 kg com entrada frontal,quando ela vai centrifugar ela começa a sacudir o tambor pra frente e pra trás,observei que a polia esta um pouco torta,é possivel que a polia ocasione esse problema?Obrigado!!

    ResponderExcluir
  39. Amigos, minha máquina evolution 12 programas, faz todo o processo, mas não centrifuga, olhando o capacitor não vejo nada anormal, mesmo assim, qual é a chance de ser ele o problema, tem alguma maneira de testa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, gostaria de informar que ela não funcionava, eu troquei o capacitor, coloquei um de outra máquina e logo voltei, pois não mudou nada, então troquei a chave de segurança e ela voltou a funcionar, caso eu tenha invertido a posição dos fios do capacitor, pode ser o motivo?

      Excluir
    2. Era isso, fui lá e inverti os fios do capacitor e que felicidade, ela centrifugou!
      Obrigado, este blog foi muito útil, parabéns aos criadores.

      Excluir
  40. Minha máquina de lavar Continental Evolution 13 programas não consegue centrifugar direito e me obriga a repetir a centrifugação todas as vezes. O que poderia estar ocorrendo e como reparar esse problema. Grato.

    ResponderExcluir
  41. Ola,
    Minha lavadora tbm é continental evolution 13kg.
    Faz uns dias q a coloco pra funcionar ela para no processo d enxágue e segue adiante, nem drena nem faz menção d soltar a água simplismentw para. Ai verifiquei a centrifugação e ocorre o mesmo.
    O q devo fazer nesse caso? Será q devo verificar o filtro?

    ResponderExcluir
  42. Minha Maquina lavar GE 10kg, funciona somente até o enxague, e depois somente pisca o interface, como faço para corrigi-ló o erro ? Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  43. minha maquina parou de soltar agua é uma evolucion 6 progamas das antigas me parece que a mangueira de escoamento furou pode ser esse o problema ?

    ResponderExcluir
  44. ola tenho uma continental evolution 13 kg, o problema e q ela nao para de encher a agua, msm no nvel minimo ela fika sempre jogando agua, e ainda vaza por baixa, vaza pouco, mas quando vejo ja ta uma poça grande,, por favor, alguma dica de concerto manual? obgad

    ResponderExcluir
  45. ola,meu caro,meu problema é com minha continental evolution 14 pro que o tambor quando centrífuga faz um barulho de esferas estouradas o curioso aqui,abriu e verifiquei que as esferas e outra coisa abaixo das esferas do eixo está fazendo ela ficar frouxa e bamba,mas não sei se é retentor o nome...o problema é que não consigo retirar essas rolimãs nem á pal...poderia me orientar?agradeço desde de já.

    ResponderExcluir
  46. boa tarde amigo tenho uma conti.evolution 10 kg como troco retentor ou que faço para sanar o problema esta vasando em cima da correa

    ResponderExcluir
  47. Ola,boa tarde, tenho uma lavadora evolution plus e quando LIGO da porta destravada. Comprei a trava da porta e continuou dando o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  48. Ola,boa tarde, tenho uma lavadora evolution plus e quando LIGO da porta destravada. Comprei a trava da porta e continuou dando o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  49. Verifique:
    Chicote elétrico
    Válvula de admissão
    Bomba de drenagem
    Interruptor liga desliga
    E por último o timer.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  50. Boa noite tenho uma continental evolution frontload 6k ao centrifugar ela faz um barulho alem do normal sera q éalgo grave pela frente? Obrigado e parabens pelo blog sucesso

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, tenho uma máquina continental evolution 5k há 17 anos e agora ela começou a apresentar alguns defeitos. mês passado troquei a bomba de água que não estava jogando agua fora, agora ela começou a apitar e sábado saiu fumaça na parte superior da máquina com um insuportavel cheiro de queimado. será que é o timer e se compensa trocar? pois ela as vezes puxa peças pequenas como se o tambor estivesse empenado. é possível? o que acha compensa investir nesta máquina que tanto me serviu ou comprar uma nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua lavadora estiver bem conservada faça um orçamento sem compromisso sobre o problema. Na minha opinião pelo tempo de uso valeria a pena investir numa nova, tendo em vista que este modelo já está fora de linha.

      Boa sorte.

      Excluir
  52. ola a todos, estou com problema na minha maquina de lavar GE ecolav 10h na parte da rede elétrica (chicote) ela voltou da manutenção sem o sensor de velocidade do moto e o ímã, eles desligaram a rede desse sensor do motor cortando. já comprei o sensor do motor o ímã mais não consigo conectar, porque o que conecta foi cortado. gostaria que alguém pudesse me ajuda.

    ResponderExcluir
  53. bom dia , tenho uma maquina da continental 5 programas , ela faz todo o processo normal , mas na hora de centrifugar ela nao gira o cesto, mas se estiver com muito pouca roupa ela centrifuga , bem como vazia também . vi postagem a respeito do capacitor , vc tem foto da ligação correta dos fios e da peça? pois não tenho ideia do que seje

    ResponderExcluir
  54. ola , lendo as postagens anteriores verifiquei que o capacitor para a minha maquina uma continental Evolution II 5 programas é para usar de 45 uf e achei a peça na maquina e é de 14uf pode ser isto que esta dificultando a centrifugação ? pois com a carga normal de roupa ela nao centrifuga , mas com pouca roupa , muito pouca mesmo ela centrifica , vazia também centrifuga. com pouca roupa ela faz a centrifugação , mas não fica bem torcida como a outra maquina igual a esta que eu tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lavadora deve ser 220 volts, caso seja o capacitor deve estar correto. 45mf são lavadoras de rede 127volts. Se lava bem o problema não é capacitor. Talvez possa ser o motor, ou timer ou chicote elétrico.

      Peça um técnico p fazer um orçamento sem compromisso.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Sua lavadora deve ser 220 volts, caso seja o capacitor deve estar correto. 45mf são lavadoras de rede 127volts. Se lava bem o problema não é capacitor. Talvez possa ser o motor, ou timer ou chicote elétrico.

      Peça um técnico p fazer um orçamento sem compromisso.

      Boa sorte.

      Excluir
  55. BOM DIA TENHO UMA MAQUINA CONTINENTAL EVOLUTION 10KL E NÃO ESTA CENTRIFUGANDO AS OUTRAS OPERAÇÕES FAZ PERFEITO ALGUMA SUGESTÃO DO QUE FAZER. DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde. Tenho uma Máquina Continental Evolution 13 kg.
    O problema dela é que o botão central fica girando direto e quando para de girar a programação fica meio maluca. Eu abrir o painel e desconectei os cabos da placa, mais não solucionou o problema. Gostaria de uma orientação no que possar fazer.
    Obs: Sou mecânico, mais nunca mexi com máquina de lavar.

    Grato,
    Iberlon Silva

    ResponderExcluir
  57. Ola Carlos tudo bem? Carlos tenho uma maquina continental 10 Kg, ela está enchendo e não para mais, nem quando abro a tampa, o que pode ser? será que é simples e barato para arrumar? Desde já agradeço, aguardo resposta, boa tarde bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você desligar a lavadora e continuar enchendo o defeito está na válvula de entrada d água, é um defeito simples e não deve ser caro. Se você tiver alguma habilidade pode substituir. É a peça onde prende a mangueira de entrada de água.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Se você desligar a lavadora e continuar enchendo o defeito está na válvula de entrada d água, é um defeito simples e não deve ser caro. Se você tiver alguma habilidade pode substituir. É a peça onde prende a mangueira de entrada de água.

      Boa sorte.

      Excluir
  58. Ola Carlos tudo bem? Carlos tenho uma maquina continental 10 Kg, ela está enchendo e não para mais, nem quando abro a tampa, o que pode ser? será que é simples e barato para arrumar? Desde já agradeço, aguardo resposta, boa tarde bom trabalho

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde. Tenho uma Máquina Continental Evolution 13 kg.
    O problema dela é que o botão central fica girando direto e quando para de girar a programação fica meio maluca. Eu abrir o painel e desconectei os cabos da placa, mais não solucionou o problema. Gostaria de uma orientação no que possar fazer.
    Obs: Sou mecânico, mais nunca mexi com máquina de lavar.

    Grato,
    Iberlon Silva

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde. Tenho uma Máquina Continental Evolution 13 kg.
    O problema dela é que o botão central fica girando direto e quando para de girar a programação fica meio maluca. Eu abrir o painel e desconectei os cabos da placa, mais não solucionou o problema. Gostaria de uma orientação no que possar fazer.
    Obs: Sou mecânico, mais nunca mexi com máquina de lavar.

    Grato,
    Iberlon Silva

    ResponderExcluir
  61. tenho uma brastemp BWL11KG Ela ao lavar so gira para um lado enrrolando toda roupa ,vc sabe qual o problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ailton, tem postagem sobre este assunto, dá uma conferida.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá Ailton, tem postagem sobre este assunto, dá uma conferida.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá Ailton, tem postagem sobre este assunto, dá uma conferida.

      Boa sorte!

      Excluir
  62. Oi Carlos, tudo bom? Veja se você pode me ajudar pois já contratei uma pessoa que não resolveu. A minha lavadora é Bosh Professional com abertura frontal. O motor é preso por um ponto (nos outros 3 é uma peça plástica de encaixe). Passei um parafuso pela peça plástica, com ruela e porca e no momento de centrifugar a porca se desprendeu. Além disso a ponta da peça plástica que ficou apoiada estragou. Agradeço desde já Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano esta peça é parecida com a lavadora continental evolution frontal. Tente ver numa loja se tem da Continental e compare.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Se não me engano esta peça é parecida com a lavadora continental evolution frontal. Tente ver numa loja se tem da Continental e compare.

      Boa sorte.

      Excluir
  63. Boa Tarde, minha mãe tem uma maquina continental evolution, de uns dia pra ca a bomba de drenagem está ligada direto, o que pode ser?
    Amei o Blog! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigado por sua dúvida, esta não me lembro de ter publicado.

      Verifique o pressostato, alguns modelos possuem um contato de segurança para evitar o transbordamento,

      Se sua evolution for de abertura superior eu não terei tanta certeza, mas o primeiro passo é o pressostato e o segundo seria alguma placa eletrônica.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá e obrigado por sua dúvida, esta não me lembro de ter publicado.

      Verifique o pressostato, alguns modelos possuem um contato de segurança para evitar o transbordamento,

      Se sua evolution for de abertura superior eu não terei tanta certeza, mas o primeiro passo é o pressostato e o segundo seria alguma placa eletrônica.

      Boa sorte.

      Excluir
  64. Ola Carlos, boa noite! tudo bem? Carlos tenho uma maquina Ge 10,2 Kg, troquei a válvula de duas vias e perdi a sequência da mesma, será que você pode me orientar? Desde já agradeço, aguardo resposta, boa noite

    ResponderExcluir
  65. Ola Carlos, boa noite! tudo bem? Carlos tenho uma maquina Ge 10,2 Kg, troquei a válvula de duas vias e perdi a sequência dos fios da mesma, será que você pode me orientar? Desde já agradeço, aguardo resposta, boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não conheço a ligação da válvula da GE vou dizer como geralmente é.

      01 fio com dois terminais, este VC liga em cada uma das bobinas da válvula (válvula dupla, duas bobinas)
      Dois fios de cores diferentes, estes VC liga um em cada bobina.
      Para saber se estar certo coloque num programa conecte tudo mangueira de entrada de água e veja se o programa escolhido ao ligar a água passa pelo lugar certo, se estiver invertido e só inverter estes dois fios de cores diferentes.

      Verifique esta dica antes de mexer, veja se bate com o modelo de sua máquina e boa sorte.

      Excluir
  66. Olá Carlos minha máquina de lavar é uma Electrolux antiga e a alguns dias começou a apresenta o seguinte problema está vazando água ou seja se eu não fecho o registro transborda água para casa toda.
    O que pode ser desde já agradeço

    ResponderExcluir
  67. Olá Carlos minha máquina de lavar é uma Electrolux antiga e a alguns dias começou a apresenta o seguinte problema está vazando água ou seja se eu não fecho o registro transborda água para casa toda.
    O que pode ser desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parece ser a válvula de admissão.
      Tem post sobre o assunto, procure "admite água direto" talvez encontre.

      Boa sorte!

      Excluir
  68. Carlos Boa Noite
    Tenho uma Continental AQUA 12K , quando coloco inicio ela chega ate o nivel de água começa a bater e para, Fica piscando o LED de inicio.
    Se apertar novamente o inicio ela bate mais uma vez e para volta a piscar o LED de inicio.
    se puder me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este modelo eu nunca mexi, mas como esta marca é da Mabe, verifique se existe uma placa controladora de velocidade no motor. Eu já vi um caso numa Dako que apresentava estes mesmos sintomas. Este defeito parece ser eletrônico (placa), mas pode ser reflexo de algum outro problema.

      Desculpe se não fui específico, estou fora do ramo a algum tempo. Sugiro que faça uns dois orçamentos e compare os diagnósticos.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, este modelo eu nunca mexi, mas como esta marca é da Mabe, verifique se existe uma placa controladora de velocidade no motor. Eu já vi um caso numa Dako que apresentava estes mesmos sintomas. Este defeito parece ser eletrônico (placa), mas pode ser reflexo de algum outro problema.

      Desculpe se não fui específico, estou fora do ramo a algum tempo. Sugiro que faça uns dois orçamentos e compare os diagnósticos.

      Boa sorte.

      Excluir
  69. Carlos
    Tenho necessidade de saber pq minha lavadora de roupa esta com seletor.de programa gravado, faz barulho de giro :nao troca de programa o,que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, tem como vc me dar uma sugestão?

      Excluir
    2. Olá, se o botão faz barulho de girar, mas não sai do lugar é uma grande possibilidade do timer estar com problemas.
      Faça uns dois orçamentos sem compromisso e compare os diagnósticos e preços e acima de tudo não do orçamento para o outro técnico.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, se o botão faz barulho de girar, mas não sai do lugar é uma grande possibilidade do timer estar com problemas.
      Faça uns dois orçamentos sem compromisso e compare os diagnósticos e preços e acima de tudo não do orçamento para o outro técnico.

      Boa sorte!

      Excluir
  70. Carlos, o modelo da minha máquina continental evolutioon o.seletor não gira, a máquina esta funcionando, só tem que girar o seletor manualmente.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  71. Tenho uma continental q so bate p um lado e nao centrifuga seria o capacitador dela. Dalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco provável, já que bate. Faça uns dois orçamentos e compare os diagnósticos e preços.

      Boa sorte.

      Excluir
  72. Tenho uma continental evolution 13 kg -,ela ta fazendo barulhos estranhos e deixando um círculo preto embaixo qual sera o defeito a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este defeito parece ser mecânico, os rolamentos começam apresentar ruídos, principalmente na centrifugação, o círculo pode ser um pequeno vazamento de água que enferruja.

      Chame seu técnico e faça um orçamento sem compromisso.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, este defeito parece ser mecânico, os rolamentos começam apresentar ruídos, principalmente na centrifugação, o círculo pode ser um pequeno vazamento de água que enferruja.

      Chame seu técnico e faça um orçamento sem compromisso.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, este defeito parece ser mecânico, os rolamentos começam apresentar ruídos, principalmente na centrifugação, o círculo pode ser um pequeno vazamento de água que enferruja.

      Chame seu técnico e faça um orçamento sem compromisso.

      Boa sorte!

      Excluir
  73. Já chamei um técnico, ele disse que era a parte mecânica e me passou um orçamento de r$300,00 . Gostaria de saber se ta em conta e se ainda vale a pena consertar uma máquina com 3 anos de uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma opinião pessoal, pelo preço vale a pena, pelo tempo de uso ser o primeiro problema (eu acho) vale a pena. Quanto a marca eu ficaria na dúvida, Mabe que é dona da Continental costuma retirar de linha muito rapidamente seus produtos e desta forma eu não compraria esta marca. Se seu técnico for um bom profissional e se sua lavadora está bem conservada, sugiro que faça o reparo.

      Volto a afirmar que uma opinião pessoal.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. É uma opinião pessoal, pelo preço vale a pena, pelo tempo de uso ser o primeiro problema (eu acho) vale a pena. Quanto a marca eu ficaria na dúvida, Mabe que é dona da Continental costuma retirar de linha muito rapidamente seus produtos e desta forma eu não compraria esta marca. Se seu técnico for um bom profissional e se sua lavadora está bem conservada, sugiro que faça o reparo.

      Volto a afirmar que uma opinião pessoal.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Vou tentar o reparo, obrigado Renato!

      Excluir
  74. Minha continental evolution. Ela enche normal. Solta agua normal. Bate so pela direita. É não centrifuga. Veio um técnico e falou q ia trocar o capacitador dela para ver. Seria isso mesmo

    ResponderExcluir
  75. Carlos Renato, obrigado pelo blog. Gostaria de lhe perguntar sobre os rolamentos da continental evolution frontal. Eu preciso trocar eles e o retentor, por conta própria, mas decidi lhe perguntar antes de iniciar. Minha dúvida é como removê-los da tampa traseira e como inserir os novos sem danificar a tampa. Montar e desmontar não é problema. Qualquer dica é muito bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu qdo trabalhava com máquina achava trocar estes rolamentos bem chatos, principalmente na recolocação do retentor. Vamos ver se não esqueci, rsrsrs. Primeiro certifique se que a tampa com rolamentos não está enferrujada ou com buracos de ferrugem próximos aos rolamentos se estiver danificada desta forma substitua a tampa por completo, deve ser complicado encontra la, mas acho que ainda existe.

      Com uma chave de fenda velha (aquela que serve pra tudo menos pra uma chave de fenda) retire primeiro o retentor, coloque a chave no espaço por onde o eixo passa e force uma das laterais, vá fazendo força em pontos alternados que uma hora solta.

      Com um martelo e esta chave, bata no rolamento de fora pra isso você deve apoiar a tampa na horizontal deixando um espaço pro rolamento cair bata do lado interno da tampa no rolamento externo pelo buraco por onde passa o eixo.

      Depois que o rolamento cair vire a tampa e bata no outro rolamento.

      Para recolocar comece apoiando a tampa na horizontal desta vez deixando apoiado a área do rolamento. Ponha o rolamento novo apontado na sua sede da tampa e por cima ponha o rolamento velho. Com o martelo bata no rolamento velho para que este empurre o novo pra posição correta (eu fazia assim).

      Faça isso com segundo rolamento da mesma forma.

      Caso o rolamento velho agarre um pouco na parte interna da tampa retire o da mesma forma que retirou o retentor.

      Dá um trabalhinho, mas se tem habilidade assim.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Acho que o comentário anterior publiquei sem ser no meu usuário. Só estou fazendo este para ser notificado quando houver resposta

      Excluir
    3. Acabei conseguindo tirar. Mas o rolamento antigo interno estava muito enferrujado e ficou preso no eixo com ferrugem. Acabei comprando um eixo novo. O retentor estava completamente destruído, o que deve ter sido a origem do problema. Isso me traz o problema final: em qual sentido coloco o retentor na tampa traseira? Coloco primeiro o rolamento interno, encaixo o retentor pela extremidade rígida na tampa traseira até entrar e desdobro a extremidade flexível por cima, cobrindo em torno do orifício?

      Obrigado pela ajuda!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pode me ajudar? Estou muito em dúvida da direção do retentor.

      Excluir
  76. Olá Carlos Renato, tenho uma Continental Evolution 13 programas que apesar de velhinha funciona redondinho. Só tem um problema : Não estou conseguindo girar com facilidade o botão do timer - o de selecionar os programas - está muito duro além de ter uma pega muito ruim pelo seu formato, o que dificulta ainda mais. Vc. teria uma sugestão de como posso acessar as engrenagens da botoeira e tentar aplicar o WD40 para ver se melhora ? Não sei se essas engrenagens estão à mostra ou se são encapsuladas no corpo da botoeira. O timer está funcionando normalmente. Se puder dar uma dica de ajuda, agradeço. Abs.

    ResponderExcluir
  77. Olá Carlos Renato, tenho uma Continental Evolution 13 programas que apesar de velhinha funciona redondinho. Só tem um problema : Não estou conseguindo girar com facilidade o botão do timer - o de selecionar os programas - está muito duro além de ter uma pega muito ruim pelo seu formato, o que dificulta ainda mais. Vc. teria uma sugestão de como posso acessar as engrenagens da botoeira e tentar aplicar o WD40 para ver se melhora ? Não sei se essas engrenagens estão à mostra ou se são encapsuladas no corpo da botoeira. O timer está funcionando normalmente. Se puder dar uma dica de ajuda, agradeço. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em time que está ganhando não se mexe, sua lavadora sendo antiga pode não ter o timer p reposição e aí se VC danificar já era. Geralmente as engrenagens são de plástico, desengripante não e recomendado.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ok Carlos, valeu. Vou fazer um reforço na academia pra girar a botoeira ... Grato.

      Excluir
    3. Ok Carlos, valeu. Vou fazer um reforço na academia pra girar a botoeira ... Grato.

      Excluir
  78. Ola tenho uma maquina continental aqua 16kg ela faz todo o procedimento para lavagem só que quando vai começar a lavar el afica piscando o painel como se eu tivesse pausado e não lava o que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. Ola tenho uma maquina continental aqua 16kg ela faz todo o procedimento para lavagem só que quando vai começar a lavar el afica piscando o painel como se eu tivesse pausado e não lava o que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, este modelo eu não mexi quando trabalhava com máquinas, vou apenas dar um palpite, como é uma lavadora do grupo MABE, é provável que exista um sensor no motor (uma plaquinha com dois fios), está peça quando apresenta problemas faz este sintoma que mencionou em outros modelos da marca.

      Boa sorte.

      Excluir
  80. Olá Renato, peço sua ajuda;

    Ganhei uma continental evolution front load, sem água quente. acontece que ela está com problema nos rolamentos e me aventurei a trocar.

    consegui desmonar até a parte que fico com a tampa traseira conectada ao tambor pelo eixo. e não consigo de forma alguma retirar nem o eixo de forma a separar o tambor da tampa traseira e muito menos os rolamentos da mesma.

    Como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retirou a polia e o anel elástico que fica entre a polia e o rolamento da tampa?

      Se retirou e não saiu coloque desengripante e bata no eixo (proteja o mesmo com uma madeira).

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Retirou a polia e o anel elástico que fica entre a polia e o rolamento da tampa?

      Se retirou e não saiu coloque desengripante e bata no eixo (proteja o mesmo com uma madeira).

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Retirou a polia e o anel elástico que fica entre a polia e o rolamento da tampa?

      Se retirou e não saiu coloque desengripante e bata no eixo (proteja o mesmo com uma madeira).

      Boa sorte!

      Excluir
    4. Um pequeno anel metálico quase encostado ao rolamento externo? Sim, retirei. O rolamento externo inclusive está com as bolinhas expostas já. Já usei MUITO desengripante e já bati.

      Excluir
    5. Carlos, retomei o projeto desta máquina. Só estou com dificuldade de colocar o retentor. Ele entra por dentro da tampa externa e desdobra a borracha ao redor? Posso te mandar uma foto para saber se está no sentido correto?

      Excluir
    6. E muito obrigado pelas informações

      Excluir
    7. Tiago, estou sem tempo pra buscar sua resposta, mas se não me engano é isso mesmo que VC falou, ou seja, o retentor é encaixado e a aba abraça a parte externa da tampa com rolamento como disse. Não esqueça de por a graxa branca no retentor.

      Boa sorte.

      Excluir
    8. Tiago, estou sem tempo pra buscar sua resposta, mas se não me engano é isso mesmo que VC falou, ou seja, o retentor é encaixado e a aba abraça a parte externa da tampa com rolamento como disse. Não esqueça de por a graxa branca no retentor.

      Boa sorte.

      Excluir
  81. Norbert boa tarde tenho uma maquina continental evolution a 17 anos ela lava joga agua fora mas não centrifuga.
    Eu não entendo nada de maquina , mas já mexi e não achei nada... o que pode ser , muito obrigada aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Verifique se existe algum botão anula centrifugação acionado, chicote elétrico, motor e timer ( verifique estas peças nesta sequência e vá eliminando as possibilidades)
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, boa noite.
      Verifique se existe algum botão anula centrifugação acionado, chicote elétrico, motor e timer ( verifique estas peças nesta sequência e vá eliminando as possibilidades)
      Boa sorte!

      Excluir
  82. Bom dia! Tenho uma Continental Evolution uns 15 anos e nunca deu um problema: Adoramos essa lavadora. Troquei a trava da porta uma 2 vezes. Agora resolvi trocar a guarnição e estou tendo problemas de vazamento. Parece que antes na parte interna havia silicone para colar a parte do tambor. Haveria alguma solução já que ao tentar colocar silicone a borracha escorrega e escapa... Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É jeito pra colocar, e deve ser encaixada junto com a abraçadeira.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. É jeito pra colocar, e deve ser encaixada junto com a abraçadeira.

      Boa sorte!

      Excluir
  83. Ola Renato
    tenho uma evolution 10kg que nao esta obedecendo o controle de nivel de agua enxe ate esburrar e nao bate porem centrifuga oque faco
    Desde ja Grato

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Renato.
    Tenho uma Electrolux Lte 09. Não estava enchendo... Troquei a válvula de entrada de água e continua não enchendo.
    O que posso fazer para solucionar o problea?

    Desde já agradeço a gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique o chicote elétrico, o pressostato e a bomba de drenagem. Existem lavadoras que em caso de problema com a bomba de drenagem deixavam de admitir água.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, verifique o chicote elétrico, o pressostato e a bomba de drenagem. Existem lavadoras que em caso de problema com a bomba de drenagem deixavam de admitir água.

      Boa sorte!

      Excluir
  85. Como faço para testar o pressostato?

    ResponderExcluir
  86. Boa noite!
    Tenho uma Continental Evolution frontal 13 programas, comprei usada há alguns meses. Ela foi "adaptada" com o tanque de outra evolution, a de 12 programas. A de 12 programas tinha um respiro que saía do tanque e voltava para o dispenser. Nessa adaptação, esse respiro foi fechado, pois o dispenser dessa máquina não tem entrada para o respiro. Mas eu estou em dúvida se esse dispenser é assim mesmo, sem entrada para o respiro, ou se isso foi mais uma gambiarra.

    A máquina apresenta ainda outro problema, vaza por baixo, na frente, entre a porta e o tanque. Não localizei nenhuma mangueira vazando, então creio que o problema seja a guarnição da porta, faz sentido?

    Muito grato!

    Artur Del Ducca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido sim, verifique tbm se não existe um termostato na frente do tanque tbm. Quanto ao respiro a falta dele pode ocasionar numa desregulamentação no nível de água.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Faz sentido sim, verifique tbm se não existe um termostato na frente do tanque tbm. Quanto ao respiro a falta dele pode ocasionar numa desregulamentação no nível de água.

      Boa sorte.

      Excluir
  87. OLÁ RENATO!!!
    minha maquina de lavar roupa, mod; cwl 75a consul estava funcionando, quando de repente um cheiro de
    queimado e começou á fumaçar, em cima do painel frotal, os led ficaram todos aceso e piscando e querendo
    apagar e á fumaça subindo, ai desliquei da tomada e abri á tampa onde ficar á placa eletronica de potencia
    ai tinha um capacitor de polieste azul grande queimado, tava á metade só carvaõ e naõ deu para ver á sua
    réferencia eu tirei o capacitor azul e um capacitor eletrolitico d 1000mf x 10v limpei a placar
    e coloquei um capacitor de 2m2 x 250v q eu tinha na sucata ai á maquina tá funcionando normalmente
    mais to com duvida no capacitor de polieste azul que eu coloquei, eu ñ trabalho com maquina
    e nem achei esquema dessa placar para ver á referencia desse capacitor ai eu gostaria de seber si é
    2m2 ou 3m3 á capacitancia..........eu sou eletricista ..........muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo, eu sinceramente não sei, mas sugiro você ir à uma loja de peças e pedir a placa pra dar uma olhada e identificar o que procura.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Valeu Renato, muito grato, tenha um ótimo fim de semana
      vou da mais umas bisbilhotada por ai o esquema eletrico dessas placar parece q ñ existen né

      Excluir
    3. Olá Renato.......consegui á referencia do capacitor citado ai em hiba é de 2m2x250v.ou 2,2mfx250v
      então o capacitor que eu tinha colocado estava correto....já o capacitor eletrolico de 1000mfx10v eu
      troquei ele da placa porque ele estava danificado pois o mesmo fica junto do capacitor q torrou....
      á maquina está funcionado á todo vapor e a mulher feliz da vida kkk fica ai á dica prá galera....

      valeu mermão............................

      Excluir
  88. Olá Carlos, gostaria de um esclarecimento, se vc puder. Minba maq é um continental evolut 12 programas e tem uns 18 anos. Foi consertada uma vez, há uns 2 anos (troca sa bomba e a borracha da porta), e estava funcionando super bem até agora. Fiquei um tempo fora, e a maq ficou parada por uns 4 meses...agora eu fui usar e ela fica fazendo um barulhinho, bem "fininho" ( parece um pernilongo, sabe?) , enquanto gira a cuba. A mim parece que a correia está seca. Não sei se isso acontece quando fica um tempo parada. Esse tipo de barulho poderia ser por isso? E pode colocar algum "lubrificante em algum lugar? O técnico me disse que a correia tem que ser firme e mas não seca ou muito esticada...Bem, é isso. Agradeço se puder me dar uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser a correia sim, como tbm pode ser a guarnição da porta (a borracha da porta), se for a correia e estiver incomodando muito o barulho substitua, não há como lubrificar a correia pois ficaria patinando na polia. Se for a guarnição eu colocaria um dedinho de vaselina aonde ela está fazendo o barulho (se for ela é claro) entre ela e o tambor. Por último faça um teste, retire a correia abra a porta e gire o tambor com a mão e verifique se continua o barulho, caso persista e não seja a guarnição pode ser o retentor, aí é mais complicado.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, pode ser a correia sim, como tbm pode ser a guarnição da porta (a borracha da porta), se for a correia e estiver incomodando muito o barulho substitua, não há como lubrificar a correia pois ficaria patinando na polia. Se for a guarnição eu colocaria um dedinho de vaselina aonde ela está fazendo o barulho (se for ela é claro) entre ela e o tambor. Por último faça um teste, retire a correia abra a porta e gire o tambor com a mão e verifique se continua o barulho, caso persista e não seja a guarnição pode ser o retentor, aí é mais complicado.

      Boa sorte.

      Excluir
  89. Olá Carlos, tenho uma Consul 10,2 kg Maré Super CWL10B, ela enche e lava normalmente, mas quando chega no ciclo enxaguar ela solta toda a água da lavagem, e quando vai encher para enxaguar ela não segura a água, fica entrando e saindo ao mesmo tempo. As vezes tenho que desligar da tomada e ligar novamente, ai coloco direto no processo de enxague e ela funciona. Onde pode ser o defeito?

    Agradeço e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Verifique se não hora do enxague, quando admite água se você abre a tampa ela interrompe, caso não, verifique a válvula de admissão. Outra coisa, caso a mangueira de saída esteja num tubo de esgoto muito presa pode ocorrer efeito sifao (ela enche e sai água ao mesmo tempo sem acionar a bomba de drenagem). Agora se entra água e a bomba de drenagem está funcionando ao mesmo tempo, verifique o chicote elétrico, o pressostato e a placa.

      Boa sorte!

      Excluir
  90. Olá Carlos ! O meu problema é com a máquina da continental 13kg o seguinte e q ao ligar a máquina o timer fica girando sem parar e nada mais funciona , troquei a placa mas continua a mesma coisa , será que o problema deve ser o timer

    ResponderExcluir
  91. Olá Carlos ! O meu problema é com a máquina da continental 13kg o seguinte e q ao ligar a máquina o timer fica girando sem parar e nada mais funciona , troquei a placa mas continua a mesma coisa , será que o problema deve ser o timer

    ResponderExcluir
  92. ola carlos tenho uma maquina Aqua - Continental vazando na lavagem bem no centro o q poderia ser desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, este problema está relacionado a retentores, neste caso o pessoal costuma fazer uma reforma mecânica.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, bom dia, este problema está relacionado a retentores, neste caso o pessoal costuma fazer uma reforma mecânica.

      Boa sorte!

      Excluir
  93. ganhei uma lavadora evolution contimental 6 Progamas mandei acerta ela o rapaz acetona só que ele não acho a boba de nível de água ele falou que só posso usa no médio sabe onde posso encontrar.ea magueira tem que fica no alto ou no chão coloco ela no alto quando ela vai trocando de água ela não sai e enche muito e está vazando na porta só quando enche muito quando coloco no chao ela vai vazando e normal sou de vila velha ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não sei onde poderá encontrar está peça, sou do RJ, mas tente pesquisar na internet. Quanto a mangueira de saída ela deve ficar no alto, até a altura da máquina.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, infelizmente não sei onde poderá encontrar está peça, sou do RJ, mas tente pesquisar na internet. Quanto a mangueira de saída ela deve ficar no alto, até a altura da máquina.

      Boa sorte!

      Excluir
  94. Olá Carlos, estou com problema na minha maquina de lavar roupa boch carga frontal , ela não bate e não centrifuga, mas as vez ela funciona normalmente. As escovas do motor estão ok, pode ser a placa de potencia? O timer aparentemente também funciona normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca mexi nesta lavadora, mas a busca frontal é um pouco parecida com a continental evolution. Solte a correia e gire a polia do tambor, veja se não está travando.
      Outras coisas para verificar são o capacitor e o taco gerador que trabalham junto ao motor. Veja também quando não funciona se a porta travou.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá Carlos, todo motor tem capacitor? Não consigo localizar isso nessa maquina. Já tinha lido a respeito do capacitor, mas não achei.No caso da porta se ela não travou ela pode encher de água, pois ela sempre enche e esvazia normalmente, só não bate e não centrifuga.

      Excluir
    3. Olá a maioria das lavadoras possuem capacitor, se não me engano deste modelo deve ficar próximo do motor, mas se eu estiver errado, verifique próximo ao pressostato.

      Boa sorte!

      Tire suas dúvidas tbm no Youtube, lá tem vários vídeos com dicas de conserto.

      Excluir
  95. Olá Carlos, tudo bem?
    Temos uma evolution 2 tombamento, ela está com vazamento provavelmente no tambor, pela localização do vazamento, e agora parou de girar para o lado direito, continua girando para o esquerdo e centrifuga normalmente, e quando não gira aparece um cheiro estranho de aquecimento de alguma peça, não chega a ser cheiro de queimado. O que pode ser?

    Parabéns pela iniciativa de fazer o blog e ajudar tantas pessoas a solucionar problemas tão frustrantes para dona de casa. hehehe. Forte abraço e Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,, vazamento não é legal, principalmente se a água estiver caindo no motor.

      Quem comanda a reversão do tambor é o timer, então vc tem :
      -o timer
      -o chicote elétrico e,
      -o motor.

      Vazamento de água em cima do motor danifica o mesmo.

      Boa sorte

      Excluir
  96. Olá Carlos tenho uma continental evolution 10kg ela está vazando por baixo junto sai um óleo preto e faz muito barulho ao centrifugar o que pode ser
    Obs meu esposo já trocou a eletrobomba porque ela também não estava escoando a agua

    ResponderExcluir