Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DE - Brastemp não centrifuga

Observe este defeito.






possível causa está relacionada com o atuador do freio ou chicote elétrico, verifique e boa sorte.

Veja também:

Brastemp 7kg - não bate


Teste do atuador Brastemp Mondial, Baby e Clean (antiga)

Teste do Atuador Electrolux, Brastemp

Teste do Termoatuador Electrolux, Enxuta, Atlas, Dako, Esmaltec



327 comentários:

  1. esse defeito da pra arrumar sem gastar peça ?
    conhece alguma escola gratuita que ensina a conserta maquinas de lavar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se o defeito for fio partido, você se fizer o conserto por conta própria não irá gastar com peças ou mão de obra, fora isso com certeza vai gastar algum dinheiro.

      Quanto a escola gratuita eu não tenho ideia de nenhuma, mas procure e ongs ou igrejas, em alguns casos estes locais oferecem cursos profissionalizantes para comunidades, quem sabe você não encontra lá.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prezados,
    Tenho uma lavadora Brastemp BWQ24A e apresenta o seguinte problema: após a drenagem da água o processo de centrifugação não inicia, permanecendo a bomba ligada por muito tempo e o cesto imóvel.
    Já foram substituídos a placa eletrônica e o atuador, mas o problema persiste. Quando a água é totalmente drenada nota-se que o atuador é acionado, porém o motor não está sendo acionado para girar o cesto.
    Caso tenham alguma sugestão favor enviar.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá, faça o seguinte teste:
    1- ligue a lavadora direto em centrifugação e observe se colocando direto neste ciclo ela funciona, caso positivo vá para o passo 2.
    2- coloque no ciclo enxague e deixe ela funcionar até o final, observe se apresentou o defeito, caso positivo é um probabilidade do pressostato estar entupido ou defeituoso.

    Se o problema continuou já no passo 1, tente girar o tambor com a mão ele pode estar travado devido aos seus rolamentos estarem defeituosos.

    Outra peça q pode apresentar este problema é o capacitor, se ele estiver fraco(defeituoso), normalmente a lavadora sem roupa até consegue centrifugar mas com peso de roupa nada feito, vc escuta o atuador acionar mas não acontece nada.

    Não descarte a placa substituida, se possível leve numa loja q a teste, vai que ela veio com problemas...

    Espero ter sido útil.

    ResponderExcluir
  5. Renato, bom dia!

    Vamos por partes:

    a) Já havia programado a máquina direto no ciclo centrifugação. A água drenou e não centrifugou. Tentei também movimentar o cesto vazio para verificar possíveis travamentos, mas sem sucesso!
    b)Para o item 2,executei o ciclo completo, desde a função "molho" até "enxague". Neste teste a máquina fez tudo certo, até dreinar a água no primeiro enxague, depois não centrifugou.
    c)Já substitui a Placa Eletrônica nova também. Estou utilizando uma paralela da CP Placas Eletrônicas. Pensei que a Placa substituída estava com problemas, mas no pré-teste (manual da placa) ela não passa do teste do enxague/centrifugação, a água drena e não inicia a centrifugação.
    d) Por último não testei o capacitor do motor. Já tentei rodar o cesto vazio no ciclo "centrifugar" e não deu resultado.

    Uma dúvida é o que aciona o motor para centrifugar? É a bomba (quando a água é totalmetne drenada) ou a própria temporização da Placa Eletrônica?

    Caso tenha outras dicas agradeço.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom vamos por partes:

    - Quem comanda a centrifugação é a placa, mas ela tbm depende de informações fornecidas pelo pressostato. Quando a lavadora está sem água o pressostato avisa que a máquina pode centrifugar do contrário centrifugaria com água e ocorreria vazamentos.

    - Observe se a bomba de drenagem está jogando a água fora com força do contrário ficará muito tempo drenando e com certeza irá entrar no tempo da centrifugação.

    - A bomba de drenagem não controla a centrifugação, mas se ela não estiver drenando corretamente pode até refletir neste ciclo (pouco provável).

    - Observe se ela muda os ciclos dos enxagues, caso não mude, verifique a válvula de admissão (válvula de entrada de água), se uma das bobinas estiver defeituosa a lavadora não mudará de ciclo na hora q necessitar funcionar esta bobina. Tem uma postagem de como testar a válvula, este teste serve tbm para válvulas duplas e triplas.

    - Tente soltar a mangueira do pressostato do lado da câmara, sopre a lentamente até escutar dois ou três estalos, quando ouvir, vá soltando o ar lentamente até escutar os mesmos estalos, caso esteja diferente de quando soprou, este pode ser o problema. Outra maneira também é com a mangueira do pressostato solta, coloque no ciclo de centrifugação e dê uma soprada forte e solte, aguarde alguns segundos e veja se vai centrifugar.

    Peças como placa, pressostato podem fazer este problema. A bomba só se estiver entupida ou queimada.

    Chicote elétrico com mau contato também, mas se ela está batendo para os dois lados é pouco provável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito esclarecedora sua postagem. Obrigado. Minha Brastemp 8Kg não centrifugava por um pressostato entopido que fornecia sempre o sinal de máquina cheia de água para a placa. Resolvido.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,

      Fiz os testes no pressostato, soprando lentamente até escutar os estalos dos contatos. "Aparentemente" estava funcionando corretamente mas o problema permaneceu. Resolvi substituí-lo e a máquina funcionou corretamente.

      Obrigado

      Excluir
    2. O que é pressostato,minha maquina apresenta o mesmo problema...

      Excluir
  8. ola tenho uma bwq24a e ela no ciclo lavar ela para de encher (so enche um pouco e para e fica piscando a luz do nivel e nao funciona mais ,o q pode ser?

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Este defeito pode ser ocasionado por um dos três componentes da lavadora;

    1 - A válvula, quando sua bobina aquece, abre e deixa de admitir, então a lavadora pensa q acabou a água e seu painel fica piscando ou até apitando.

    2 - Pressostato, este mais raro tbm pode fazer o msm defeito

    3 - A Placa eletrônica, geralmente é ela que ocasiona todos os males, rsrsrs!, mas observe se em outros programa apresenta o problema, se não apresentar eu apostaria na válvula.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz....Obrigado pela dica. Arrumei minha maquina em 20min.

      Excluir
  10. Amigo, tenho uma brastemp, mod BWQBBANA

    a mesma funciona tudo corretamente porem na hora de centrifugar a mesma nao centrifuga, ela enxágua e depois dá um estalo alto e fica fazendo barulho mas nao centrifuga, ja entrei debaixo da maquina mas o motor nao esta travado quando giro com a mão ele vai na boa, e aparentemente nao tem nenhum cabo solto ou arrebentado, se puder me ajudar agradeço, meu e-mail é neiltongabriel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia estou com o mesmo problema que o Gabriel. Se puder me ajudar. ljrodrig@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tb estou com o mesmo problema do Gabriel e do Laercio, como resolveram?

    ResponderExcluir
  13. Verifique se nos comentários tem a solução pro seu problema.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. oi renato minha lavadora nao esta centrifugando alem disto faz um barulho muito estranho quando para de drenar o que fazer

    ResponderExcluir
  15. O barulho quando para de drenar pode estar relacionado ao desacionamento do atuador e pode ser perfeitamente normal, vc só notou pq não está centrifugando. Quanto a esta questão, pode ser diversos fatores como placa, pressostato, capacitor e por aí vai... Tem mais postagens sobre esta questão de centrifugação, mas sem dar uma olhada na lavadora fica muito vago. Observe se ela está lavando (batendo para os dois lados).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. OLA MEU NOME E ROBSON LUIZ, TENHO UMA MAQUINA BRASTEMP BWQ22, ELA SO BATE PARA UM LADO E NA HORA DE CENTRIFUGAR, NAO VAI, FIZ OS TESTE DA PLACA PARECE TUDO NORMAL SOPREI NO PRESSOSTATO AI ELA FUNCIONOU, LAVEI VARIAS ROUPAS NO OUTRO DIAS DEU O MESMO DEFEITO. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este defeito é comum ocorrer com a placa, mas ñ descarte a possibilidade do capacitor defeituoso ou chicote elétrico com mau contato e por último o proprio motor da maq.(pouco provavel). Como ñ estou vendo a lavadora apostaria na placa, qdo ocorrer o defeito, desligue a tomada por uma hora, religue a lavadora e veja se voltou ao normal, caso sim as minhas apostas estariam na placa.

      boa sorte.

      Excluir
    2. Tenho uma máquina Brastemp de 9 kg,ela enche,mas não faz o restante do processo,o que pode ser ?? Obrigada

      Excluir
  17. Como fazer um teste definitivo na placa, pois no alto teste ela funciona normal, e vc esta me falando que o meu defeito pode ser a placa. ou sera que terei que substituir a mesma para testar. obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Defeito comum da placa é geralmente bater pra um dos lados e ñ centrifugar, ela aquece e os circuitos começam a falhar.

    defeito de chicote elétrico, pode apresentar o msm sintoma da placa.

    Na maioria das vezes o problema é a placa.

    o capacitor qdo está com problemas pode fazer o m

    ResponderExcluir
  19. Ola. Tenho uma duvida! Pra recondicionar placa, qualquer tecnico em eletronica faz esse trabalho ou tem que ser um especialista nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um técnico em eletrônica até pode resolver o problemas é saber retirar a proteção que eles colocam na placa (tipo plastique), geralmente algumas casas que vendem peças tbm recondicionam, mas só ser for defeitos específicos como bater só pra um lado, se estiver totalmente apagada normalmente não consertam.

      Existe a possibilidade da placa paralela que é mais barata.

      Boa sorte!

      Excluir
  20. Olá, eu tenho uma Atlas k5 que está com o mesmo problema de centrifugação, além de o timer está desregulado, como posso resolver esse problema, vc sabe? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Procure as postagens que fala da enxuta 5.0, é a msm máquina só maquiada. Quanto ao timer desregulado necessitaria de mais detalhes do que acontece.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Carlos minha brastemp bwq24 as vezes o agitador começa girar só d um lado embaraçando toda roupa. As vezes éla ta normal batendo a roupa e começa fazer isso. Sera placa?

    ResponderExcluir
  23. ola eu troquei o capacitor da minha brastemp bwq22, conferi toda a parte eletrica aparentemente tudo esta ok, quando fiz a troca do capacitor ela funcionou normal, so que no outro dia nao funcionou. faço o auto teste tudo funiona mas na hora de lavar as roupas na centrifuga e so bate para um lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já. fez o autoteste qdo apresenta. o problema?

      funcionou normal nesse teste? se ñ eu ainda aposto na placa, rsrsrs!

      agora se funcionou corretamente., batendo. ppara os dois lados,, verifique o atuador do freio, pode estar agarrando. mas eu ainda. aposto na placa.

      boa sorte.

      Excluir
  24. Tenho uma brastemp antiga e éla enche de agua e nao bate a roupa fica parada e nao sai disso. Oq sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brastemp antiga, aquela toda de ferro, não é a minha praia, mas algumas coisas vc pode verificar.

      Ela quando coloca na centrifugação funciona? Caso sim é provável q o motor esteja bom, agora do contrário, verifique o chicote elétrico, principalmente do timer e do pressostato, observe se não tem fio carbonizado, isso era comum neste modelo, mas não deixe de verificar todo o chicote elétrico.

      Por último eu sugiro q chame um técnico para executar o teste do motor, e verificar o timer, quanto ao pressotato acho que já fiz postagem de como testar esta peça.

      Boa sorte!

      Excluir
  25. Tenho uma BWR22BBNA estava com esse defeito. Troquei o solenoide do freio e ficou perfeita de novo.

    ResponderExcluir
  26. a minha máquina de lavar roupas brastemp esta embolando a roupa e quando abro a tampa continua funcionando, pode ser o atuador do freio do tambor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique. a postagem de embolando roupas. e a ñ centrifuga, quanto a tampa pode ser o interruptor da tampa.

      Excluir
    2. Verifique. a postagem de embolando roupas. e a ñ centrifuga, quanto a tampa pode ser o interruptor da tampa.

      Excluir
  27. Olá, boa tarde!
    Minha máquinha de lavar brastemp modelo BWL11ABBNA30 está com o mesmo problema da máquinha de Giovani, ela não centrifuga, ela faz a drenagem da água, mas não centrifuga. Verifiquei nos comentários anteriores que a causa deste problema pode ser causado por algum defeito na placa ou no pressostato (é esse o nome?). Qual é o valor dessas peças e qual o valor mais ou menos que poderá ser cobrado por um técnico para este serviço? Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Ñ faço idéia do preço, uma vez q ñ atuo mais no ramo, o q posso afirmar é q sendo placa, passa dos R$100,00 com certeza.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Carlos, temos uma Eletrolux top 8 que nao está centrifugando, ela está com a mangueira de esvaziar cortada mas fiz um reparo somente para testar a centrifugação e quando posicionamos na função de centrifugar ela faz um barulhao agudo e nao gira. Parece que o motor esta virando mas nao gira o resto do sistema. Ela faz todo o resto do processo de lavagem inclusive bater. O que vc acha que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se motor tenta partir e ñ consegue o problema pode ser mecânico. A top 8 possui um atuador similar aos da brastemp, verifique ele tbm. Esta marca eu só mexia nas dos amigos por ñ ter muita experiência com ela.

      boa sorte.

      Excluir
  30. Olá, tenho uma brastemp 6 quilos e a mesma não está passando de ciclo, e também não está centrifugando. Ela faz a evacuação da água mas não começa a rodar para centrifugar. Chamei o tecnico que disse: - A mecânica da sua máquina está perfeita e pode ser a placa. Não deu certeza, por isso não estou confiando. Cobrou-me 200,00 para efetuar o conserto, o que você acha?

    ResponderExcluir
  31. Na maioria dos casos a placa é o problema, seria bom verificar o pressostato, faça o seguinte, com a lavadora sem uso, coloque diretamente em centrifugaçao e veja se funciona. tem postagem de como testar o pressostato.

    boa sorte.

    quanto ao preço, está dentro do valor p placa nova.

    ResponderExcluir
  32. amigo minhamaquina antiga brastemp ta em otimo estado foi feito a revisao tudo novo mas a coreia quebou eumesmo troquei so que roda normal o motor as peças normal em baixo so que o vesto na ta girando pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brastemp antiga (aquela toda de ferro) ñ é a minha praia, mas correia frouxa pode fazer este problema, bem como a cx de engrenagem defeituosa e chicote elétrico .

      boa sorte.

      Excluir
  33. Pessoal, boa noite. Tenho uma Brastemp BWL 11kg e ela começou a apresentar um defeito, a mesma só centrifuga quando quer, só que de um tempo para cá esta piorando. O que vocês acham que pode ser? To achando que é o pressostato. Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o seguinte teste, qdo ñ centrifugar, solte o tubo do pressostato, veja se ao soltar ele deu um estalo, caso tenha feito, sopre o tubo, pode ser sujeira nele. Tem post de como testar o pressostato fora isso pode ser a placa.

      boa sorte

      Excluir
  34. Minha máquina está soltando pedacinhos de alguma coisa que não sei da cor preta o que pode ser e logo depois
    parou de centrifugar. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pedacinhos pretos pode ser sujeira, quanto a não centrifugar pode ser tudo aquilo q já foi postado anteriormente.

      Boa sorte!

      Excluir
  35. Estou com o mesmo problema da BQW22B centrifugar só quando ela quer. Troquei a placa. Troquei o atuador do freio. O pressostato eu havia trocado a cerca de 1 ano. O tubo de ar do pressostato está limpo. Soprei o tudo e os contatos entram e saem.
    O curioso é o seguinte: qdo ela pára de centrifugar, eu deito a máquina, ligo em centrifugar, rodo o cesto na mão (ele continua não entradno).
    Aí eu volto a máquina na posicão normal e, milgare, ela centrifuga!
    Depois de usar algumas vezes, ela deixa de centrifugar de novo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está parecendo um defeito típico de chicote elétrico com mau contato. Retire o chicote da parte inferior e teste. Normalmente o fio parte próximo as abraçadeiras q fixam ele no gabinete ou nos terminais.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Carlos, vou fazer o teste. Obrigado. Por gentileza, você poderia me dizer uma coisa? Na função LAVAR, o motor gira só em um sentido. É assim mesmo? O motor possui 3 terminais. Os treminais correspondem a velocidades diferentes ou a sentidos de rotação diferentes? Medi a resistência entre eles, encontrando 4, 4 e 8 ohms.

      Excluir
    3. O motor possui dois sentidos os três fios são (comum, direita e esquerda), tem um post mostrando como fazer o teste deste motor, verifique tbm este conector, pode estar com fio partido...

      Excluir
    4. Carlos, obrigado. Por gentileza, procurei bastane no blog, mas não achei o teste do motor...Vc poderia enviar o caminho (link) direto?

      Excluir
    5. http://maqlav-renato.blogspot.com.br/2011/11/testando-o-motor-da-mondialclean.html , os motores brastemp da mondial até as eletrônicas o procedimento do teste é o mesmo.

      Excluir
    6. Carlos, MUITO OBRIGADO !!
      Vc tinha razão, o chicote perto da braçadeira próxima ao motor tinha um dos cabs com mau contato. O cabo foi quebrando com o tempo! Era uma alimentação tanto do motor quanto da trava do freio. Bastou emendar e soldar e a máquina ficou nova.

      Excluir
  36. olá minha máquina está somente centrifugando , vou desmonta-la e tentar achar esse chicote conforme mencionado .. tenho 31 anos e sou curioso ,, estou quase comprando outra máquina mas através desses informes que vi por aqui vou tentar consertá-la e logo em seguida postarei aqui o resultado ,, até mais .. detalhe: sou marido dessa linda que voces veem ai na foto

    ResponderExcluir
  37. Boa noite! Tenho uma máquina Brastemp BWQ22B e ela apresentou defeito durante uma lavagem, parou de funcionar, o painel ficou apitando e não enxaguou e nem centrifugou. O técnico veio hoje, trocou a bomba d´água e ela voltou a funcionar, porém após a terceira lavagem, ela parou novamente todas as funções, exceto a centrífuga, que está funcionando normalmente! O que poderia ser? Será que o técnico trocou a bomba desnecessariamente? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se realmente foi um técnico, você deve chamá-lo novamente, pode ter soltado algum fio e está dando este problema, ou a própria peça substituída tenha apresentado problemas. Pelo que vc falou parece estar correto a troca da peça, mas pode ser que tivesse mais algum problema que não foi possível visualizar na hora do conserto.

      Não lavar e só centrifugar pode estar relacionado a válvula, pressostato e placa eletrônica. Fio solto ou partido também.

      Boa sorte!

      Excluir
  38. boa noite ! Tenho uma brastemp bwl11 e estou com um problema a maquina liga libera a agua do ciclo mas não gira tentei colocar direto no enxague depois na centrifugaçao e nem sinal ela so da um pequeno estalo como se estivesse atuando alguma coisa mas nada de rodar o que poderia ser ? se puder me ajudar fico grato .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei uma postagem sobre o assunto, apesar de achar q já havia feito isso, rsrsrsrs!!

      Boa sorte.

      O modelo é o bwl22 na postagem, mas serve para todas as eletrônicas,se sua residência houver "baratinhas", eu diria q seria bem provável ser a placa, mas veja se as dicas podem te ajudar.

      Excluir
  39. boa noite carlos obrigado pelas dicas testei todos os componentes que estavam descritos nas dicas e nao foi nenhum deles o defeito era na bomba de drenagem notei que ela estava super aquecida entao a retirei e testei hora ela funcionava hora não troqueia e tudo funcionou corretamente obrigado !

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Carlos, tenho uma brastemp clean BWC06, fiz a troca dos rolamento, mas ela nao tava girando o cesto, entao troquei a placa interface e nada, depis coloquei um atuador novo e um capacitor novo e o problema continua, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Sr. Carlos, eu adquiri uma maquina de lavar antiga, Brastemp Mondial, ela tem um conversor de 110 para 220,pois ela trabalha em 220, só que eu esqueci de colocar o conversor, ela funcionou normal, mas depois fez um barulho e sairam algumas faiscas atras. Agora ela não está centrifugando direito, a parte do meio não gira na centrifgação. O que pode ter acontecido? E como eu arrumo ela sem gastar muito? Ateciosamente, Verônica. e-mail: veronica.mgodoy@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Existem quatro peças elétricas por baixo q podem apresentar problemas por variação de voltagem são elas:

      Bomba de drenagem, a maquina continua jogando água fora bem?

      Capacitor - geralmente ele estoura e o motor fica sem força.

      Atuador de centrifugaçao, se estiver com problemas, na hora de torcer só gira o agitador.

      Motor, se estiver ruin não lavará direito e logo sairá um cheiro de queimado.

      Para tirar a dúvida deite a lavadora e observe estes componentes, como saiu fagulhas pode ser q só de olhar vc perceba qual está queimado, tem mais postagens q podem te ajudar.

      Boa sorte

      Excluir
  42. Boa noite
    Minha lavadora é uma brastemp Advantech Wash 6kg, ela está com problema em bater e enxaguar, o agitador está girando nos dois sentidos menos da metade do ciclo normal , já troquei a placa e o atuador de freio.
    Por gentileza me ajudem por favor,desde já agradeço.
    Atenciosamente
    Luciano Gandra Simão

    ResponderExcluir
  43. Boa noite,
    Fiz a troca dos rolamentos, atuador e capacitor e da placa interface, mas a maquina esta girando em um so sentido e nao faz a cetrifugação, no exague ela já para. O que será? Me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc trocou a placa interface (aquela que possui as teclas), trocou a de potência? Esse defeito ocorre geralmente na outra. Caso tenha trocado as duas e os componentes mencionados, sugiro verificar o chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
  44. Boa noite,
    Tenho uma brastemp BWQ24, não centrifugava, achei que era a placa e levei na loja, fizeram um teste e a placa estava perfeita. Deiteia a maquina e vi um fio solto, era da bobina, prendi. A maquina funcionou. Estava trabalhando até embolar a roupa, daí ela enchia mesmo desligada, troquei a válvula, mas agora ela enche por 1 seg, da uma batida de 2 seg. e para, no auto teste ela enche mas a válvula fica dando soquinho como se fizesse um abre e fecha de torneira, mas enche nivel bx, md, bate a roupa e centrifuga, e qdo coloca para funcionar acontece o problema que mencionei. Será a placa? Devo levar para fazer outro teste na loja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ocorrer o problema de entrada d água, verifique a torneira, ela pode estar com problemas, qto a embolar a roupa, até pode ser a placa, mas antes de testa la, verifique novamente os fios.

      Excluir
  45. Bom dia!
    Carlos, estou com o mesmo problema de centrifugar, ela faz a operação normal até chegar na centrifuga e ameaça iniciar e pára e acende todas as luzes do painel de operação.
    Fiz um teste e deixei por 1 hora desligado e liguei a centrifuga e ela funcionou normalmente, acredito que alguma coisa está esquentando mais do que deveria e pela proteção do sistema ela desliga, fiz o teste por duas vezes e funciona se esperar esfriar, o que pode estar esquentando que faz desligar??
    Agradeço a sua ajuda
    Marinho

    ResponderExcluir
  46. Bom dia!

    Minha máquina é uma Brastemp Clean e há alguns dias começou a apresenar um problema na centrifugação.
    Ela faz todo o ciclo completo, mas na centrifugação o cesto não gira e a roupa começa a embolar.O cesto gira na lavagem mas na centrifugação, não.
    Já vasculhei inúmeros sites na internet na busca de soluções e percebi que para este problema existem diversas possiveis soluções, então na dúvida decidi lhe perguntar.
    Uns dizem que pode ser o capacitor, ou o pressostato, embora acredite que não seja nem o motor (pois não sinto mal cheiro e ela executa todos os outros processos), nem a placa (pois ela gira regularmente para os dois lados durante a lavagem), a corrente tbm está bem firme e nao apresenta desgaste.

    Agradeço desde já a atenção

    Qlqr coisa estamos nos emails: catherinefrediani@gmail.com e zarloft@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Ola, as vezes ñ tenho tempo, p responder a todos, e do celular é quase impossível, então, verifiquem os comentários anteriores p ver se ajudam a resolver o seu problema, tão logo possa volto a responder.

    ResponderExcluir
  48. Olá, boa noite.
    Tenho uma Brastemp BWQ22C.
    Ao fazer o teste da placa, ela enche nos niveis baixo e medio, mas no alto ela ultrapassa, e não para de encher.
    Mesmo apertando o tipo de roupa , não inicia a agitação.
    Mudei o pressostato mas continua com o mesmo problema.
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o chicote elétrico do pressostato, pode estar com fio partido ou a própria placa defeituosa. Acho que existe uma maneira de vc colocar o nível baixo no médio e o médio no alto (eliminando o alto da placa), assim quando programar nível baixo na placa será na realidade o médio e o médio seria o alto, isso se faz invertendo os fios do pressotato e deixando do contato (baixo) do pressostato desligado, do contrario a placa irá apitar informando erro.

      Excluir
  49. Tenho uma Brastemp Turbo Eficiência 8Kg. Ela apresentava roupas ainda bem molhadas depois da centrifugação. Chamei um técnico e ele encontrou algumas peças de roupa no "filtro" da máquina, e instruiu minha sogra como proceder quando tal acontecesse... e ela esqueceu. Agora o problema se repetiu. Você saberia me dizer onde se localiza este filtro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder mas do celular não conseguia.

      A maioria das lavadoras brastemp são top load (abertura superior), ou seja coloca-se roupa por cima, nestes modelos alguns deles possuem um filtro de fiapos no centro do agitador que é impossível de ter peças de roupas no seu interior. O local onde pode existir algo de roupa (botões, fitas, etc) é a bomba de drenagem. Não sei dizer qual foi o tal filtro que o seu técnico encontrou, mas você pode verificar a bomba de drenagem e a mangueira de drenagem se não existe alguma sujeira nela.

      Antes faça o seguinte teste, coloque a lavadora para encher (sem roupas), quando iniciar a lavagem, avance o programa para centrifugação e observe a saída da água pela mangueira de drenagem (se está forte ou fraca), no caso de fraca é bem provável que exista algum entupimento do contrário não, veja se a água sai toda e com força.

      Para verificar a bomba, siga a mangueira de drenagem da máquina e encontrará a peça, ela é presa geralmente por 3 parafusos (vc terá q inclinar a lavadora para retirar a bomba).

      Espero q consiga resolver o seu problema,

      Boa sorte.

      Outra informação importante, se durante a retirada da água a bomba pára completamente de drenar (estava com força normal) e ainda tem água (bastante) na lavadora é uma possibilidade da bomba ter algum problema de funcionamento.

      Excluir
  50. Opa,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, estou com um probleminha com minha maquina de lavar o modelo dela é imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge GE (http://www.americanas.com.br/produto/109042061/lavadora-de-roupas-imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge).

    Acontece que as roupas não estão saindo secas e não sei o que é, alguns detalhes do que percebi:

    1 - Notei agua saindo por baixo the maquina.
    2 - Notei também um barulho quando o tambor flutuante de dentro (nao sei se é esse o nome) gira, como se tivesse amarrando e um leve cheiro de queimado , borracha talvez...
    3 - Não analisei mais coisas...

    O que posso fazer, esse post serve para minha maquina? Desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  51. olá Júnior, infelizmente ñ poderei te ajudar pq ñ trabalho mais nesta profissão e ñ conheço este modelo por dentro. sugiro q vc verifique outros sites q falam deste mesmo assunto.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde meu problema e com uma active ela faz tudo menos centrifugar to pensando em trocar o presostato mais e normal ela nao centrifugar e tbm nao escoar a agua que se encontra dentro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressostato pode até causar o problema, mas antes verifique a bomba de drenagem ou a mangueira de saída se não tem obstrução. Se a lavadora não drena, ela não centrifuga.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ja me equivoquei e troquei o atuador de freio, mais nao era ele o problema antes de ela dar esse defeito, ela estava em nivel de agua alto e apos um ba4ulho alto ela paror de centrifugar e de escoar a agua de desntro dela, o pressostato tiz o teste do sopro ele me indica os 3 estagis corretamentebtanto oara subir como para voltar.

      Excluir
  53. Bom dia estou com uma Lavadora Brastemp BWQ22D ela esta apresentando um defeito ela bate a roupa normal mais quando ela para enxaguar q ela drena a agua normal mais na hora q ela vai centrifugar q ela começa gira ela da um estalo e desliga e liga novamente ai fica toda hora fazendo ai quando eu coloco ela direto na opção pra centrifugar ela funcionar o q sera


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu já peguei um caso parecido. Verifique o chicote elétrico, mau contato pode fazer este problema (se possui água quente verifique os contatos do termostato e da resistência). Placa tbm até pode fazer este problema, mas eu apostaria no chicote elétrico.

      Excluir
  54. Olá, tudo bem?

    Tenho uma Brastemp BWR22BBBNA e troquei o motor mas estou com problemas pois ela centrifugando para o lado contrário, escapando assim da catraca.

    Sabe o que pode ser?
    Desde já agradeço e parabenizo pelas respostas dadas a todas as pessoas aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  55. Esqueci de falar, assim que virei a posição dos fios do motor(para que ele girasse ao contrário) o mesmo não teve força para arrancada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser a ligação dos fios do motor, observe que um é o comum (se não me engano é o branco) o amarelo e o vermelho fazem o sentido do motor, se vc colocar as ligações invertidas faz o problema de escapar do conjunto came (a catraca q falou) e se vc inverter o comum faz este problema q mencionou agora.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Finalmente consegui!!

      Muito obrigado pela atenção!

      Abraços.

      Excluir
  56. Amigo td bem! Tenho uma máquina de lavar roupa da marca Brastemp Advantech wash 8kg e quando seleciono o ciclo completo de lavangem ela começa a encher até transbordar e em seguida começa esvaziar e a bater só de um lado, embolando as roupas. Gostaria de fazer um filme para te mostrar. Queria consertar a máquina, mas nunca fiz e não sei por onde começar. Preciso da sua ajuda. Rogério

    ResponderExcluir
  57. Bom dia, primeiramente faça o teste no pressostato (tem postagem de como testar esta peça), vc pode verificar tbm colocando no ciclo completo e em outro nível, mas será melhor testar a peça. Outro componente que pode fazer isso é a placa eletrônica.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar, coloque para encher no ciclo completo, quando começar entrar água desligue a lavadora, observe se continua entrando água mesmo desligada, se continuar a válvula pode estar defeituosa, fazendo a lavadora admitir água em excesso e acionando o pressostato como segurança para não transbordar.

      Boa sorte.

      Excluir
  58. a minha brastempe,quando eu ligo na tomada ela da sinal de ligada e depois apaga.Depois disso não está dando sinal de nada o que pode ser? por favor me de uma dica.grata jupira.
    jupiravieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este defeito na maioria das vezes pode ser ocasionado pela placa eletrônica ou interruptor da tampa defeituosos.

      boa sorte.

      Excluir
  59. ola: que bom te encontrar pois tenho certeza que voçe pode mim ajudar, pois o meu problema e em dobro. tenho duas maquinas uma brastemp 8 quilos antiga e a outra de outra marca, o incrivel e que as duas apresentan o mesmo problema: quando liga começa funcionar enche mais nao estam batendo e nem jogando a agua. A sim e ela esta parando de funcionar o que pode ser? por favor mim ajuda ficarei grato......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado analisar sem ver o q realmente ocorre com as duas, mas comece verificando a tomada da parede (veja se não existem folgas ou mau contatos), quando existe mau contato e vc insiste em utilizar assim o problema passa pra lavadora.

      Verifique o pressostato. Faça um teste, coloque direto em centrifugação e veja se lá ela drena.

      Boa sorte!

      Excluir
  60. Amigo td bem! Tenho uma máquina de lavar roupa da marca Brastemp Advantech wash 8kg e quando seleciono o ciclo completo de lavangem ela começa a encher até transbordar e em seguida começa esvaziar e a bater só de um lado, embolando as roupas. Preciso da sua ajuda. Rogério

    ResponderExcluir
  61. Prezado Carlos
    Tenho uma maquina de lavar roupas brastemp ative bwu 11a, quando seleciono a opção de lavagem delicada ela começa a receber a água e libera-la ao mesmo tempo, o que pode ser?
    Paulo de Tarso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, estou desatualizado por não exercer mais esta profissão, esta lavadora é extremamente eletrônica. Sem certeza da minha resposta, eu apostaria na placa, já que em outros programa ela funciona normalmente.

      Boa sorte,

      Procure no site do niltran, ele possui boas dicas tbm...

      Excluir
  62. boa tarde, minha lavadora brastemp bwq24a, nao ligava ai eu troquei a placa dela, nao funcionou, hoje pela manha comprei um limpa contato e passei nela, dai funcionou, chegou na hora da centrifugaçao ela tirou a agua e nao parava de rodar e ficava apitando, desliguei e liguei novamente, mais sem sucesso, oque pode ter ocorrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é complicado sem ver a lavadora, ainda mais que vc trocou a placa e o problema continua.

      Verifique o pressostato, o interruptor da tampa e o chicote elétrico. Essa é a minha dica.

      Boa sorte.

      Excluir
  63. Boa tarde caro amigo: e o problema da minha maquina, ela e uma eletrolux lm 08 e um pouco antiga. o defeito dela e que quando ligamos ela fas todas as funçoes mais quando chega na hora de centrifulgar ela para e depois de algun tempo volta a funcionar. ou melhor ela funciona por hora. A Um tempo atras ela deu problema no atuador de freio e troquei por um novo e foi dai por diante que ela começou com esse problema funciona para funciona para... por favor mim ajude ficarei grato e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  64. Oque sera um rangido alto embaixo da lavadora bwq24 durante a centrifugaçao (tipo carro raspando marcha) . Éla faz esse ruido da um intervalo e faz dinovo vai assim até o final da centrifugaçao. Oq sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este tipo de defeito pode ocorrer pelos seguintes fatores:

      1 - Chicote elétrico com mau contato, principalmente nas ligação do atuador do freio;
      2 - Atuador falhando faz o conjunto came desencaixar da polia;
      3 - Conjunto came com desgaste, muito sujo tbm pode fazer isso, verifique a mola se tem pressão.
      4 - Polia frouxa;
      5 - Por último, pouco provável, mas já vi acontecer, o timer falhando o contato do atuador, note se quando faz o barulho acontece alguma alteração na drenagem pois o circuito do atuador e da bomba geralmente são os mesmos.

      Boa sorte!

      Excluir
  65. tenho uma brastemp turbo eficiencia 8 kilos, um problema consegui resolver lendos posts anteriores, q era o fio da eletrobomba estava partido(chicote) acho, esta funcionando normal, minha duvida é q esta lento o agitador , sabe, ´para lavar as roupas.o q ue poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capacitor fraco ou correia podem ocasionar este problema.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. consulte tbm sem força, tem post mais claros.

      Excluir
  66. Boa tarde: eu queria saber o problema da minha maquina. Ela e uma eletrolux lm 08, o problema dela e que ela funciona por hora tem dias que ela faz todas as funçoes mais quando chega na hora de centrifulgar ela para e depois de algun tempo ela volta a funcionar. O QUE SERA? por favor mim ajude esclarecendo essa duvida, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Electrolux não e muito a minha praia , ainda mais sem ver o defeito de perto. Eu apostaria sem muita certeza em :

      - chicote eletrico com mau contato;
      - pressostato ou bomba de drenagem sujos ou defeituosos;
      - o motor da lm08 se não me engano tem um protetor térmico, ele pode estar aquecendo muito e por isso desliga , observe se a máquina qdo centrífuga faz muito barulho , o conjunto mecânico pode estar gasto e faz com q o motor trabalhe forçado.

      Boa sorte !

      Excluir
  67. Oi amigo! Tenho um refrigerador BOSCH INTELLIGENT FROST FREE 44 e a porta da parte do refrigerador está agarrando embaixo, sinto que ela arriou um pouco. O que fazer? Trocar a dobradiça ou regular? Preciso da sua ajuda...obrigado!

    ResponderExcluir
  68. O tambor da minha bwq24 esta socando a caixa da placa no inicio da centrifugaçao ! Como melhorar isso?

    ResponderExcluir
  69. Oi carlos tenho uma eletrolux turbo limpeza lm08,troquei a eletrobomba não funciona pode ser placa?o problema dela nao centrifugava,soltava a água por baixo.obrigado andrea

    ResponderExcluir
  70. Oi carlos tenho uma eletrolux turbo limpeza lm08,troquei a eletrobomba não funciona pode ser placa?o problema dela nao centrifugava,soltava a água por baixo.obrigado andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Electrolux não eh a minha praia ,mas verifique a eletrobomba se esta ligada corretamente, se possível teste a mesma fora da máquina.

      Boa sorte

      Excluir
  71. Obrigado.mais agitador não para de rodar.

    ResponderExcluir
  72. ola amigo tenho maquina lav roup brast mod..bwc06a ja f troca de placa,interface,capactor,volvula.chicote.interuptor e não liga...obs/ligando só a placa direto na tomada os led acende ao colocar ao chicote não liga

    ResponderExcluir
  73. Olá, o seu problema realmente é interessante, reveja o interruptor da tampa, o chicote eletrico, observe principalmente mau contatos nos terminais.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  74. Olá, o seu problema realmente é interessante, reveja o interruptor da tampa, o chicote eletrico, observe principalmente mau contatos nos terminais.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, tenho uma Brastemp clean 10 kg, ela não centrifugava, tirei as 2 placas mandei testar, está tudo ok, coloquei de volta passei limpa contato nos conectores ai voltou a centrifugar, só que agora faz todo ciclo mais no enxague ela esvazia a água e para? obs: está centrifugando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a válvula de entrada de agua pode estar defeituosa e fax este sintoma de defeito.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Verifique a válvula de entrada de agua pode estar defeituosa e fax este sintoma de defeito.

      Boa sorte

      Excluir
  76. Bom dia! Tenho uma Brastemp Advanteck Wash 08 kg que há cerca de 01 ano foi para o conserto porque estava soltando óleo no meio da roupa quando em funcionamento.Esse problema foi resolvido, mas agora quando coloco a máquina para ficar no molho ela começa a fazer ciclos de 03 apitos, apaga a luz do molho, esvazia a água e começa o ciclo de lavagem normal. O que pode ser? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique o pressostato, a placa e o chicote elétrico.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, verifique o pressostato, a placa e o chicote elétrico.

      Boa sorte.

      Excluir
    3. Obrigado. Depois volto para dizer o resultado.

      Excluir
  77. boa tarde, a minha maquina bratemp turbo eficiencia, bate devagar sabe, o agitador dela parece meio solto, meio bambo, poderia ser isso? como faço para apertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se centrifugar lento tbm , verifique o capacitor. Qto ao aperto normalmente tem um parafuso no centro do agitador.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Se centrifugar lento tbm , verifique o capacitor. Qto ao aperto normalmente tem um parafuso no centro do agitador.

      Boa sorte!

      Excluir
  78. então, levamos o capacitor para um amigo, testa-lo e está bom. porém um tecnico, conhecido do meu marido, disse para ele ver o capacitor do reverso, onde fica essa peça? pq ela esta batendo só para um lado, com isso, embola a roupa. (na hora de centrifugar não embola)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconheço esta peça mencionada, na época q consertava só existia um único capacitor, inclusive acho eu até hoje. Quando ao seu problema, bater só para um lada na maioria das lavadoras desta marca representava problemas na placa eletrônica (timer).

      Verifique esta peça e boa sorte!

      Excluir
  79. Bom dia, tenho uma Lavadora de Roupas Brastemp Ative! BWL11 e ela enche normal porém não gira o tambor na hora de lavar...mas no enxague e centrifugação funciona bem... o que poderia ser? obrigada

    ResponderExcluir
  80. Oi tenho uma brastemp simples 5 quilos quando vai centrifugar ela desliga p painel e acende de novo e não centrifuga

    ResponderExcluir
  81. boa noite, tenho uma lavadora Brastemp turbo eficience e a alguns dias ela começou a apresentar um barulho ensurdecedor ao iniciar o ciclo de lavagem, porem na centrifugação o barulho some... o que poderia ser ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Verifique o conjunto came da lavadora e o atuador do freio (solenóide). Observe se o barulho acontece quando ela bate especificamente em um sentido, se for isso é bem provável que seja este o problema.

      Boa sorte!

      Excluir
  82. OLA PRIMEIRA MENTE QUERIA TE AGRADECER ,POR TIRA TANTAS DUVIDAS , E AJUDA MUITAS PESSOAS , MINHA MAQUINA NÃO CENTRIFUGA SEM ROUPA ELA FAZ TUDO NORMAL , MAIS QUANDO COLOCO ROUPA , ELA ENCHE , BATE ,E FICA COM A ROUPA DENDRO DELA JA VERIFIQUEI A MANQUEIRA DO PRESSOSTATO, SE ESTAVA ENTUPIDA, SERA SE EU TROCA O PRESSOSTATO ELA FICA BOA ?

    ResponderExcluir
  83. Olá, ela joga a água fora?
    Caso não, verifique a bomba de drenagem.
    Ela muda de estágio até a centrifugação?
    Se não, verifique a válvula de admissão.

    Ela vai até a centrifugacao, drena e não faz nada, verifique motor, atuador e conjunto mecânico.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  84. Ola Carlos
    Estou com um problema com a minha Brastemp 9Kg que nao funcionam os programas de lavagem (os demais funções estao normais) ela enche de agua, centrifuga, etc, apenas nao lava, porem, o fato estranho é que as vezes ele volta a funcionar, e quando menos se espera, ela para novamente e nao volta mais.
    Certa vez voltou a funcionar sozinha depois de alguns dias parada, mas quando vc coloca nova muda de roupas, ela simplesmente nao funciona mais, a nao ser que ela queira.
    Ja desmontei ela toda e limpei o seletor sob o botao de programas.Pode ser mau contato, ou outro problema relacionado?
    Muito obrigado pela atenção e parabens pela sua iniciativa.
    Elcio

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá,
      Já faz um tempo q não mexo em lavadora, mas verifique o seguinte:

      - existe uma placa eletrônica e ela apresentar problemas deste tipo, são os defeitos intermitentes,
      - os pressostato com problemas poderia fazer a lavadora encher, não bater, não avançar o programa, mas centrifugaria normalmente, seria bom verificar esta peça.
      E por último, verifique o chicote elétrico, pode existir um mau contato.

      Boa sorte!

      Excluir
  85. Carlos, a minha maquina é uma Brastemp BWM08A, ela esta tudo 10, porem quando chega na hora de centrifugar ela fica fazendo o ruido de estar retiranado a agua e assim fica, nao centrifuga, qual seria o provavel defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Observe se o agitador está batendo para os dois lados quando lava, se não estiver,é uma possibilidade da placa estar com problemas.
      Outro ponto a observar é:
      - gire o tambor na hora da centrifugação e veja se não está totalmente travado (quando girar deve estar duro mas VC consegue girar).
      -quando a lavadora estiver lavando, veja se esta enchendo corretamente.

      Leia os comentários anteriores, podem ter outras dicas.

      Boa sorte!

      Excluir
  86. esta assim: quando ela começa a colocar agua se vc mexer no nivel da agua ela ja começa a lavar mesmo sem agua, entao tenho que deixar o nivel de agua no maximo ai ela lava normal, quando chega na hora de centrifugar ela nao centrifuga e o batedor fica livre bem leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que disse seria bom verificar o pressostato, pode estar defeituoso ou mesmo com o tubo entupido.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. vi que os terminais do Preossostato estava bastante oxidados, limpei com lixa passei W40, verifiquei se a mangueirinha nao estava entupida, e montei novamente, passou a centrifugar, porem, nao reconhece o nivel da agua e nao para de encher, vou abrir novamente para ver se a mangueirinha nao focou desencaixada, sera que seria so isso, ou o preostato deve estar pifado mesmo.

      Excluir
  87. Solte a mangueira do pressostato no pressostato, soprea e recoloque no lugar, pode ser entupimento na mangueira do pressostato ou mesmo ela ter furado ou estar mal encaixada.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  88. Carlo, comprei outro Pressostato zero, o antigo eu abri e uma das chaves estava danificada, coloquei na maquina e nao para de colocar agua se eu soprar no pressostato ela começa a lava, soprei na manguira tudo livre nao esta entupida, retirei ela fora, tapei uma ponta soprei na outra nao esta furada, minha conclusao é que a pressao que a agua faz é pouca para acionar o pressostato, como faço para chegar ate o deposio de onde parte a manguirinha em baixo do tambor, talves tenha uma sujeira (movel)que nao deixa fazer a pressao nessesaria, e qundo sopra devolta esta sai, quando a agua enche ela volta e nao deixa criar pressao, sera que pode ser isso. nao estou acreditando que nao vou conseguir resolver isso ainda mais com tua ajuda, que ja vi que entende do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vc soprou e a máquina bateu, eu apostaria na mangueira do pressostato, se ela estiver um pouco folgada, dá passagem de ar e ocasiona o defeito mencionado. Como é uma mangueira barata vale a pena tentar.

      boa sorte,

      Excluir
  89. Carlos, tudo resolvido! como com o pressostato novo so funcionava soprando a dedução era de que faltava pressão na mangueira, vi que o pressostato tem regulagem para isso, não quis mexer no novo, então abri o velho refiz uma das chave soldando onde havia corroído e quebrado, limpe bem com uma lixa e soldei novamente, monte e tudo funcionou bem, então seria somente ajustar a regulagem no preosstato para menos pressão, agora esta funcionando e sobrou a pc velha;-)))), eu abri e consertei pq tenho alguma experiência em concerto trabalho com automóveis www.acesom.com.br

    ResponderExcluir
  90. Ola Boa Tarde, Minha mãe tem uma Consul 5 kg, a Maquina trabalha normal, o Problema é quando a maquina vai centrifugar para torce a roupa, ela centrifuga só para um lado e a roupa fica sem Torce. Ela Lava mas não torce.
    Obs: poderia ser o capacitor?

    Já a outra maquina Brastemp 5 kg Modelo:BWQ22BBANA ela é 110 Wts
    O Problema desta é que minha mãe ligo ela no 220 Wts, sendo ela 110 Wts.
    Oque poderia ser? Queimo um fio ou alguma peça, tem conserto ou joga fora?
    Obrigado pela Ajuda, fico grato pela atenção Abrçs Fico no aguardo

    Meu E-mail: jeffersonnunes@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz!

      Vamos por partes:

      Com relação a consul, ela só centrifuga para um lado mesmo, se vc quis dizer que ela lava (bate a roupa), somente num sentido e não centrifuga, tem uns posts sobre este assunto que seria bom vc dar uma olhada.

      Com relação a Brastemp ligada em voltagem errada, geralmente danifica componentes elétricos e eletrônicos. Você já tentou ligá la novamente (na voltagem correta é claro)? Acendeu o painel? se não, a placa pode ter sido afetada (retire e leve a uma loja para testar), acendeu? coloque em centrifugação, jogou água fora e girou o motor? volte para lavagem, entrou água, então parece tudo normal.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Vi acima uns post com o mesmo caso da consul Obrigado!!

      Em questão da Brastemp,coloquei na voltagem certa, realmente ela não liga, o Painel fica apagado!!
      irei comprar um placa nova do painel para ver se Funciona!!
      Agradeço muito pela sua Ajuda e Parabéns por este Blog e ajudar as pessoas, Continue assim, sua ajuda é de suma importancia para muitos, apesar da maioria na agradecer!! Abrçs e Tudo de Bom pra Ti e muito Sucesso em sua Carreira

      Excluir
  91. Bom dia. Minha Brastemp Clean 10kg apresenta o seguinte defeito: liga normal, faço toda a programação, e ao tentar clicar para iniciar o funcionamento, ela simplesmente desliga. Qual seria a solução? Obrigado! Gilsimar Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste sua lavadora em outra tomada, se nada mudar eu apostaria na placa eletrônica.

      Boa sorte

      Excluir
  92. Olá Boa Noite!

    Tenho uma maquina de lavar brastemp bwq22c na hora do enxague ela para, mais quando deixo no modo de 2 enxagues ela funciona normalmente, como faço para normalizar o mesmo já que no modo de 1 enxague não funciona.

    ResponderExcluir
  93. Verifique:
    -a placa eletrônica;
    -a válvula de admissão;
    -o chicote elétrico.

    Minhas apostas vão 1¤ para a placa depois a válvula.

    Boa sorte!

    Obs.: tem o blog do niltran que possui o manual deste modelo.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia,

    Tenho uma máquina de lavar brastemp bwf24abana, a mesma bota toda água para fora e na hora de centrifugar ela não centrifuga, ela apenas roda o agitador.

    Já troquei:

    - Atuador de freio;
    - Capacitor;
    - Pressostato;
    - Conjunto Came Acionador da Centrifugação;
    - Foi feito teste na placa e a mesma está perfeita.

    Obs: Não sei mais o que fazer rs...

    Agradeço desde já a atenção!

    José Carlos






    ResponderExcluir
  95. Olá, adoro este tipo de defeito pq parece um desafio, mas proceda da seguinte forma:
    -Com um multiteste na escala de voltagem desconecte os fios do atuadorbe coloque as pontas de prova do aparelho, ligue a lavadora em centrifugação, qdo a bomba de drenagem acionar deverá acusar a voltagem da rede no aparelho , do contrário o chicote elétrico está interrompido.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  96. Maquina de lavar roupas antiga (igual a essa da foto= http://bimg2.mlstatic.com/lavadora-brastemp_MLB-F-222752487_6709.jpg ) após a lavagem, antes de centrifugar, não sai toda a água do cesto fica uns 2 centímetros no fundo. Por favor, alguma sugestão de onde pode estar o defeito?

    ResponderExcluir
  97. Olá, Brastemp Antiga eu não consertava, mas conheço alguma coisa.

    Este tipo de problema pode estar relacionado a bomba de drenagem, ela trabalha com ajuda correia, então verifique se a correia não está folgada ou se a bomba não está jogando pouca água quando drena (fraca), vc pode ver isso olhando quando a água sai pela mangueira de drenagem. Se estiver fraca pode ser o seu problema.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  98. Obrigado pela resposta Carlos! Você sabe se essa máquina tem um sensor que avisa o sistema que já esgotou a agua do cesto ou a bomba funciona por um tempo (controlado pelo timer rotativo) estimando-se que toda agua saiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua segunda opção, é o timer q determina o tempo, então se a bomba está com dificuldades de drenar, pode acontecer o defeito mencionado.

      Excluir
  99. Olá Carlos Renato,tenho uma Brastemp BWC08 e ao ligar na tomada, não acontece nada, não acende nenhum led.O que poderia ser.
    Grato
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já testou a tomada da parede? A tomada da lavadora possui algum tipo de adaptador, caso sim pode estar com problemas.

      Outros componentes que podem ocasionar este defeito:

      Interruptor da tampa, placa eletrônica, cabo de força.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado. O problema era a placa, já a substitui e a máq. voltou a funcionar. Agora, estou estranhando o nível d'agua que no MÉDIO quase enche o cesto.
      Carlos

      Excluir
  100. O tambor pode estar travado, retire a correia e veja se o motor parte na centrifugação sem correia, se estiver isso é bem provável que o problema seja esse, ou force o tambor girando para tentar destravá-lo, se ele destravar pode voltar ao normal(mas não resolveu o problema).

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  101. tenho uma Brastemp bwq24a a mesma esta com o agitador girando de vagar no modo de lavar e enxague ,centrifuga bem pude perceder quando esta com carga "cheia " da este problema pode me ajuda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, capacitor defeituoso ou correia frouxa costuma ocasionar este tipo de problema.

      Boa sorte!

      Excluir
  102. bom dia! Tenho uma Brastemp 11 kg. Ela não enxagua e nem centrifuga. Nem vai pra o enxague, fica cheia de agua e fazendo o barulho, mais não joga a agua pra fora.

    ResponderExcluir
  103. Verifique a bomba de drenagem.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  104. ola tenho uma Brastemp 8kg ela faz os procedimento de lavar molho,enxague e centrifuga mais na hora de ela desligar a centrifuga ela fica ligada e acionando e não desliga automaticamente so quando eu aperto pausa.

    ResponderExcluir
  105. bom dia, tenho uma lavadora brastemp turbo eficiencia 8 kg, ela faz tds procedimentos normais, porem na lavagem ela gira para um lado somente, não embola as roupas, ja trocamos capacitor e defeito continua. o q poderia ser?

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde! tenho um Brastemp Ative BWL11A, essa maquina eu ganhei só que tem um probleminha, ela enche solta agua no nível médio sem centrifuga, e é só nesse nível médio que acontece isso. oque será

    ResponderExcluir
  107. Bom dia! Tenho uma Brastemp BWQ24 Abanna, Ela não estava agitando para os dois lados (embolava a roupa). Seguindo os posts anteriores, troquei o capacitor, funcionou perfeitamente ontem, e hj ao ligar novamente, não agita novamente (pior só ameaça e não vai para lado nenhum), so ficando no hum, hum, hum. Vc acha possível ser problema na placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o teste do motor, tem postado sobre o teste, verifique chicote elétrico. Motor ruin danifica capacitor, veja se não caiu água nele.

      Chicote elétrico com mau contato tbm dá esse mesmo problema.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Faça o teste do motor, tem postado sobre o teste, verifique chicote elétrico. Motor ruin danifica capacitor, veja se não caiu água nele.

      Chicote elétrico com mau contato tbm dá esse mesmo problema.

      Boa sorte

      Excluir
  108. Ola boa tarde a minha lavadora de alto aquecimento da brastemp de 8kg esta apresentando o seguinte defeito: ela enxe de agua mas o tambor dela n faz nenhum processo desde do pre lavagem ate centrifugar ela apenas enche de agua e faz o barulho de como se ela tivesse trabalhando normal, eu troquei o painel dela em dezembro. Sera q poderia ser ela de novo ou outra coisa. Por favor me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se faz os barulhos normalmente, pode estar com a correia frouxa ou partida, já verificou?

      Boa sorte!

      Excluir
  109. Olá Renato, meu nome é Claudio e tenho uma BWQ24ABANA, que hoje me deixou na mão (literalmente, rsrs). A máquina estava funcionando quando vi um clarão dentro da máquina vindo da direção do lado esquerdo do painel; desliguei logo a máquina, mas pra isso tive que tirar da tomada, pois o botão de pausa e o de liga-desliga não atuavam mais. Experimentei religar a máquina na tomada e embora os leds do painel acendessem e apagassem como se tudo estivesse ok, o agitador ficava girando direto. Desliguei então todos os cabos que são ligados no painel (2 conectores nas extremidades e 2 fios no meio), mas quando ligo a máquina na tomada, o agitador fica rodando direto. Alguma sugestão que você possa me dar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você desligou a placa e o motor ligou sozinho, verifique o chicote elétrico, pode estar em curto.

      Boa sorte

      Excluir
  110. Boa tarde tenho uma brastemp ative 11kg e ela esta com um problema em que quando bate faz um barulho de arranhado percebi que vem daquele fio enrrolado preto (bobiba) e motor. E quando a maquina centrifuga em rotacao alta ela faz um barulhao no motor evai parando aos poucos como se nao tivesse força fiz o teste sem colocar a correia no motor e o mesmo aprensentou o problema. Ja troquei o capacitor. E continuou. Quanto ao atralado na batida eu desligo a máquina deixo fora da tomada ela funciona um pouco depois volta novamente oque pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você falou e os procedimentos que fez, tudo indica que o seu motor pode estar defeituoso.

      Sugiro não ficar forçando o uso para não comprometer outros componentes, ele pode estar em curto.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  111. Ola boa noite
    só mais uma coisa tipo a maquina ela funciona na seguinte maneira tipo coloco a roupa pra bater blz depois de um tempo ela começa a fazer o barulho de arranhado na bobina. Dai nao adianta eu querer fazer mais nada ela não vai nem se trocar de programação. Eu tenho que desligar da tomada e esperar um tempo bom pra poder religala e dai ela funciona de novo. Da um tempo e começa de novo. E na centrifugação o barulhao que vem do motor. Tipo tenho que fazer as lavagens em passos desligando e religando a maquina nas etapas que desejo. Tipo quero centrifugar coloco pra centrifugar ela vai normal bem no finalzinho ela faz o barulho e para a rotacao e dai também nao adianta querer mais centrifugar porque ela nao vai. Tenho que desligala e esperar uma hora mais ou menos pra terminar de centrifugar. E estranho sera que seria so o motor que ao esquentar esta dando problema ou pode ser a placa de comando. Ela faz todos os processos normalmente mas da a intender que com o tempo ligado acarreta algo e ela perde força ou sei la da problema no motor que o o barulhao. Presico de ajuda oque posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já te respondi, não posso afirmar que é o motor, afinal não estou vendo sua lavadora. Você pode retirar o motor e levar numa loja pra testar, ou chamar o técnico ou você tentar testa lo fora da máquina. Se quiser pode ainda fazer o seguinte:

      Solte a correia e ligue a lavadora normalmente sem ela, se for problema com aquecimento do motor, quando ele esquentar vai apresentar o problema aí vc terá certeza.

      Excluir
  112. tenho uma bwq22b a bomba de drenagem assim que liga na tomada fica ligada direto nao desliga oque pode ser robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a placa eletrônica, é possível estar com defeito!

      Excluir
  113. Ola Carlos boa tarde/dia. Gostaria de umas dicas, se possivel for; A minha maq lavar e uma brastemp super luxo daquelas antigas. Na hora de centrifugar ela nao libera toda a agua; as roupas ainda saem muito molhada e tambem fica tentando ativar("entrando e saindo" como um "rele" resetando toda hora). Att. Val Torres - email valtorres@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastem antiga nunca foi a minha praia, mas este tipo de defeito era comum numa peça chamada magneto, dá uma conferida nela e nos fios que ligam nela, eles podem estar com mau contato (por isso o liga e desliga).

      Boa sorte

      Excluir
  114. Boa Tarde, Carlos

    Possuo uma maquina brastemp bwq24a e a mesma so funciona no ciclo completo, quando coloco no ciclo de 30min as lampadas estão acessas mas ligo e a mesma não funciona, poderia me ajudar....
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, verifique a válvula de entrada de água e a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. BOM DIA TENHO UMA MAQUINA BRASTEMP 7KILOS E 07 ANOS DE USO POREM MUITO CONSERVADA, SO QUE ELA ESTA DANDO UM PROBLEMINHA, QUANDO COLOCO PARA LAVAR ELA COMEÇA A ENCHER DE ÁGUA PARA DEPOIS PASSA UM TEMPO VOLTA ENCHER DE NOVO E ASSIM ELA FAZ TBM PRA ENXAGUAR SÓ A CENTRIFUGAÇÃO QUE TA NORMAL.O QUE PODE SER?

      Excluir
    3. Olá, se sua lavadora a mangueira de drenagem vai num esgoto na parede, verifique se a mesma não está muito enfiada e com pode ocasionar efeito sifao.

      Outra peça a verificar é o pressostato e seu tubo.

      Boa sorte.

      Excluir
  115. oi possuo brastemp advantech wash 7kg nao esta centrifugando ou so quando que batendo esta pode ser capacitor?

    ResponderExcluir
  116. OLa tenho uma lavadora Brastemp ative 9 kg os led's estão piscando já troquei placa eletrônica , micro chave, e o defeito continua, o que poderia ser. grato
    jorge

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde tenho uma Consul Super Maré 10Kg, que pelo que tenho lido na internet é o mesmo esquema da Brastemp, a minha lavadora, faz quase... tudo certo, enche normal, esvazia normal e centrifuga perfeitamente, porém , na lavagem, ela só vai para um lado, o agitador pelo que li nos outros posts, quando ela não centrifuga e bate só para um lado o provável problema é a placa. Ah, coloquei um capacitor novo e nada! Na lavagem o cesto também não se movimenta.

    ResponderExcluir