quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DE - Lavadora não drena - parte 1

Defeito



A pior coisa que tem é quando a dona de casa enche a lavadora de roupa e ao final do ciclo percebe que a máquina não jogou a água fora, a roupa continua suja e em alguns casos a máquina ficou trabalhando o dia todo sem que ela percebesse.

Este tipo de defeito pode estar relacionado a bomba de drenagem da lavadora (fig. ao lado). A maioria das lavadoras utilizam um modelo similar a este, geralmente o defeito é ocasionado por objetos que travam a hélice da bomba ou quando a dona de casa lava algum tecido que se desmancha na lavagem, soltando fiapos em excesso e entupindo a saída de água.

Bom vamos a alguns procedimentos antes de chamar o técnico:

1.     Verifique se a mangueira de saída da lavadora está dobrada obstruindo o escoamento da água, caso positivo, reposicione-a e coloque a lavadora num programa que possa escoar a água e verifique se deu certo.
2.     Caso a lavadora possua filtro externo, aquele objeto q parece um bob de cabelo ou retém os fiapos, verifique se não está muito sujo. (eu diria entupido).
3.     É pouco provável, mas não é impossível, algumas lavadoras possuem teclas que possibilitam a parada  para amaciante (algumas chamam esta tecla de float outras colocam parada pra amaciante, consulte o manual se tiver dúvidas), verifique se não foi aciona por acaso, ou alguma criança tenha apertado (elas adoram fazer isso!).
4.     Última dica abaixe a mangueira de saída (totalmente) e verifique se a água sai normalmente, caso não saia nada, é provável que exista um entupimento na saída da água, casa saia normalmente o problema pode estar relacionado a um defeito na bomba de drenagem (outra característica é o cheiro de queimado quando a bomba pifa). Se você possuir alguma habilidade, desligue a lavadora da tomada, siga a mangueira de saída até dentro da lavadora e você encontrará a bomba, geralmente ela é presa por dois ou três parafusos e dois fios ligados a ela (é parecida com a figura). Retire a bomba (vai sair a água, esteja preparada) observe se há objetos nela (sujeira) ou se apresenta sinais de estar queimada. Substitua se necessário.

ESTA ÚLTIMA PARTE É SOMENTE SE TIVER ALGUMA HABILIDADE PARA PEQUENOS REPAROS DO CONTRÁRIO CHAME O SEU TÉCNICO DE CONFIANÇA.

26 comentários:

  1. Renato, parabéns pelo blog. Já tive algumas dores de cabeça por conta de máquinas de lavar roupa. Sou meticulosa ao usar qqer aparelho, lendo sempre o manual (adoro..hehehehe) infelizmente pequenos problemas não constam no mesmo. Recentemente chamei um técnico pois minha Maré Super 10kg não dava início à centrifugação. O técnico veio, virou a danada e achou um prendedor de roupas no tubo de escoamento. Fiquei furiosa: com o marido, pq ele abre a tampa da máquina e usa como aparador da mochila enqto tira as roupas de esporte, facilitando assim que objetos caiam, e com o preço do "conserto". Agora aconteceu a mesma coisa, mas sinto que ela ainda tem água dentro e tenho medo de virar e cair água no motor... lá vou "morrer" com mais alguns $$ por não ter prestado atenção na última visita do técnico.
    Então... finalizando, teu blog é show!! Tá nos meus favoritos. Abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renato! Segui os passos, torcendo para que quando eu baixasse a mangueira a água não saisse e eu só precisasse desentupir... mas splashhhhh... a mangueira "quicou" para fora do balde q eu tinha colocado e até q eu a alcançasse molhou tuuuuudo! Vou ter que chamar o técnico :(
    Parabéns pelo site!!! Abçs

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a demora, agradeço o carinho pelo blog, pena q não p vc resolver sozinha.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Nossa,cara,muito obrigado mesmo.Eu achei que ia ter que chamar um técnico,antes de ler seu blog é claro.Eu abri a bomba de drenagem,e tinha uma moeda de 5 centavos bloqueando a saída da água.Foi bem simples resolver o problema.Parabéns pelo blog cara.

    ResponderExcluir
  5. Carlos estou muito grato pela sua compreensao com todos nos consumidores,sei que um defeitinho parece um defeitao e as vezes gastamos muito por nao entender do assunto,pois a muito picareta que sabe o defeito e cobra uma fortuna no que deveria cobrar bem mais barato,o meu problema foi resolvido graças a DEUS e a voce que criou esse blog .Muito obrigado vc e 10

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde caro Renato,
    Tenho um clean 5kg, bll22m, que ao ser puxado o agitador o eixo de agitação saiu preso ao mesmo, por favor, é possivel, colocar um novo eixo e montar a cx.de engrenagens e encaixa-la dentro tubo de agitação, sem necessidade de sacar o cesto ?

    Antecipadamente grato pela gentil atenção.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, vc terá q desmontar a lavadora p trocar o eixo e o retentor, aproveite e verifique o estado dos rolamentos.

      Boa sorte !

      Excluir
  7. amigo ja troquei a bomba dagua, pois não estava jogando agua fora e nao centrifugava, agora quando vacaba de centrifugar, algumas vezes fica um cheiro de queimado, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fica complicado falar sobre cheiro de queimado , se não me engano t uma postagem sobre p assunto.

      Lavar seguidamente pode surgir o cheiro devido ao motor muito quente.

      Excluir
  8. Minha máquina é uma Eletrolux 4kg abertura frontal. De uns tempos pra cá ela não solta a água na centrifugação. Faz tudo direitinho durante a lavagem inclusive solta e centrifuga a água. Mas no último ciclo de enxague não solta a água da centrifugação.Inclusive desliga e libera a porta. (com água dentro). Se puder ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde carlos.... minha maquina a uns 6 meses atrás não queria soltar água.... segui as suas instruções.. retirei a bomba .. testei numa tomada com dois fios pra garantir que estava boa... coloquei de volta na máquina.. consertado...
    Faz 2 dias que a maquina apresentou o mesmo problema.. novamente desmontei a bomba.... teste com um fio direto na tomada.. esta OK.. recoloquei a bomba na maquina e nada....não solta a água...abri a maquina e coloquei a mão na bomba.. e vi que ela está esquentando (está recebendo corrente)........ o que pode estar acontecendo ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se não for algum entupimento, pode ser a própria bomba de drenagem, existe defeitos com ela q só ocorrem quando está com água, aí VC tira a bomba testa e parece estar boa.

      Se não for entupimento eu apostaria na bomba, refaça o teste fora da lavadora, ligue e desligue algumas vezes se parar é bem provável ser ela.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Oi Carlos Renato, boa tarde! Tenho uma Brastemp 9kg q esse ano já é a segunda vez q entope e não sai água pra fora. Chamei um técnico nas duas vezes e ele disse na primeira vez q era o Vanish q fazia isso de entupir a máquina, mas quase não uso isso e depois q entupiu a primeira vez não usei mais e entupiu novamente. Qdo ele tira o q está na passagem da água é como se fosse tipo um rejunte, cor cinza clarinho, durinho e qdo a gente aperta se parte. Qdo ele foi embora e fui limpar a sujeira uma das partes era redondinha parecendo a ponta de uma tampa de caneta q é arredondada e oca por dentro. Então acho q não é Vanish, sabão ou outra coisa q uso pra limpar a roupa, deve ser alguma peça q tem na parte de baixo do cesto q está se desmanchando e q tb não é tão importante pra máquina pq ela continua a funcionar normalmente, o problema é só qdo esses pedacinhos entopem a saída da água. Q peça pode ser essa? Pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, verifique se o agitador da sua lavadora é dividido em duas partes caso seja, é possível que seja umas barrinhas de silicone que estejam esfarelando por desgaste, outra possibilidade é a câmara de lavagem estar muito suja.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Eu de novo :) ele tinha falado sobre fazer uma limpeza na máquina com 4 litros de vinagre de álcool, fiz isso semana passada e até achei q a água estava saindo melhor, mas segunda à noite qdo estava centrifugando pra começar a enxaguar a máquina 'explodiu', deu um papoco, saiu fogo por baixo, fumaça de dentro e o ferrinho da tomada derreteu um pouco dentro da parede. Por isso q acho q deveria ter sido uma peça sei lá qual q deve ter por baixo do tambor da água q estava se desfazendo e fez com q a água tivesse contato com a parte elétrica pra máquina entrar em curto. Falei com o técnico por telefone hj e ele ficou de vir aqui pra ver se tem jeito.

      Excluir
  11. boa noite,
    quando programo minha máquina de lavar brastemp 11kg a agua sobe até o nível progragramado e logo após ela drena sem completar o siclo ficando o led do painel piscando - nível baixo.
    poderia me dar uma dica.

    ResponderExcluir
  12. Minha máquina de lavar Consul Cargo 8kg, não está retendo os pelos na " cestinha" do filtro. O que será? O que devo fazer? Pois não sei para onde está indo estes pelos? Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os pêlos não retornam para as roupas é provável que estão sendo eliminados junto com a água.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada!, Carlos Renato. Mas vc concorda comigo: não é estranho? Pois sempre, a " cestinha" ficava com os pelos, até mesmo porque lavo nesta máquina, panos com pelos de cachorro e sempre ficavam retidos na bendita " cestinha". Mais uma vez, obrigada pela rapidez de sua resposta. Sucesso!!!!

      Excluir
  13. Socorro. Tenho uma Eletrolux LT60; aquela que tem um botão só pra ligar e desligar.. Quando ligo a maquina na tomada, a bomba de drenagem ativa sozinha mesmo sem acionar o botão de ligar (apagado) e só para quando tiro da tomada. As programações funcionam todas, tipo se mando entrar água, se mando centrifugar, funciona direitinho exceto a bomba que nunca desliga. É como se ela estivesse ligada direto na tomada.

    ResponderExcluir
  14. Renato, consegui retirar a bomba e tinha uma meia obstruindo a saida de agua, so que molhei a bomba na hora da retirada, ser[a que pifou ou ela volta a funcionar depois de secar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só molhar não chega a danificar a bomba, se vc retirou e ela não funcionou quando recolocou verifique os fios ou teste a bomba fora da lavadora.

      Boa sorte!

      Excluir
  15. meu marido seguiu suas dicas abril bomba e tinha um arame travando a elice,agora esta funcionando
    normalmente muito abrigado pela dica Deus abençoe obaaaaa

    ResponderExcluir
  16. tenho uma brastemp clean 10 kg e hoje quando fui centrifugar, ela começou mas não jogou a agua fora, entao desliguei baixei totalmente a mangueira de saída de água e mesmo assim a agua não saiu. o que faço? desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solte a mangueira na bomba de drenagem, se não sair solte a bomba.

      Boa sorte.

      Excluir