Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

domingo, 13 de novembro de 2011

DE - Lavadora não centrifuga 1

Defeito

Pode apresentar em qualquer lavadora, porém como existem vários sistemas de lavagens (não conheço todos) e vários modelos. Nesta postagem, falarei apenas da lavadora com o sistema de lavagem turbo agitação (aquela do disco no fundo no lugar do agitador). Este tipo de defeito pode ocorrer por uma série de componentes,  algumas lavadoras possuem estas peças (fig.) ou similares, então vamos falar delas:

Mancal

Esta peça trabalha em conjunto com rolamentos e retentor, quando trava, a lavadora no momento da centrifugação não funciona e geralmente você consegue ouvir o ruído do motor tentando trabalhar, neste caso desligue a lavadora e chame o técnico imediatamente. Quando o mancal está com problemas um conjunto de peças deve ser substituído com ele (retentores, embreagem). Uma dica é antes dele travar completamente, geralmente na centrifugação a lavadora começa fazer barulho.

Embreagem

Trabalha em conjunto com o mancal, esta peça consiste numa mola que ao iniciar a centrifugação agarra o eixo do mancal fazendo assim o tambor girar, quando ela se danifica o tambor não gira, ficando as vezes travado ou girando apenas o seu agitador (o disco no fundo). A coisa triste é que se a embreagem danificou é sinal de desgaste do mancal. Uma pessoa com pouca experiência pode até substituir esta peça, mas logo logo o problema retorna porque ela não é o defeito e sim a consequência dele.


Termoatuador

Esta peça tem a função de preparar os mecanismos para centrifugar, quando não funciona, a lavadora passa pelo ciclo todo de centrifugação sem centrifugar. Uma dica para os leigos é normalmente o pino que aciona os mecanismos quebra e você olhando para peça pode observar.


Nota: Nem todas as lavadoras de turbo agitação possuem estas peças. Neste tipo de defeito o técnico deverá ser chamado.

48 comentários:

  1. Saudações a todos estou com um problema em minha maquina de lavar Electrolux turbo econômica 6k ela só esta centrifugando quando se colocar no modo normal, e as outras funções do painel não estão funcionando por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  2. Cara electrolux não é a minha praia, mas se este modelo é aquele que o agitador é um disco, pode ser a parte mecânica com problemas (tipo travado pra lavar e só centrifuga), este modelo possui um timer com botão, mas na realidade é uma placa eletrônica, como vc disse q centrifuga, minhas apostas são nestas peças. Desculpe se não fui objetivo, mas não atuo no ramo a algum tempo, então procure o blog do niltran www.niltran.com de repente ele te ajuda

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. minha lavadora é eletrolux e faz muito barulho que esta centrifugando o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho em lavadora de roupas na maioria das vezes está relacionado a problemas mecânicos como rolamentos com desgaste, mancais danificados e por aí vai. Electrolux não é um modelo que mexia quando conserva lavadoras, mas se o barulho for similar "ao metrô passando dentro de casa", na centrifugação, é provável que seja problema com rolamentos. Tem outros blogs que podem te ajudar um pouco mais.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Opa,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, estou com um probleminha com minha maquina de lavar o modelo dela é imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge GE (http://www.americanas.com.br/produto/109042061/lavadora-de-roupas-imagination-10kg-branca-lvge1020ia-ge).

    Acontece que as roupas não estão saindo secas e não sei o que é, alguns detalhes do que percebi:

    1 - Notei agua saindo por baixo the maquina.
    2 - Notei também um barulho quando o tambor flutuante de dentro (nao sei se é esse o nome) gira, como se tivesse amarrando e um leve cheiro de queimado , borracha talvez...
    3 - Não analisei mais coisas...

    O que posso fazer, esse post serve para minha maquina? Desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  5. Olá,boa noite, minha lavadora ge1530 não está centrifugando! O que fazer? Porfavor,me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, procure o site do niltran talvez ele possa te ajudar , não atuo mais no ramo e hj só conserto por hobby qdo tenho tempo.

      Excluir
    2. Olá Antonio, procure o site do niltran talvez ele possa te ajudar , não atuo mais no ramo e hj só conserto por hobby qdo tenho tempo.

      Excluir
  6. Minha lavadora de roupas não está centrifugando, cd pessoa q vem ver fala uma coisa . Estou super nervosa . disseram ser chicote inferior que nao se acha em lugar nenhum, outro da autorizada disse que é o motor e capacitador, valor de 400,00 o conserto , só não entendo pq o motor se ela funciona só na hr de centrifugar que para. É uma consul de 10kg maré super. modelo CWL10BBANA10. Máquina essa que tenho há pouco tempo 3 anos e cuido dela até chamando -a de minha amiguinha. Favor me de uma orientaçao. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que coisa chata, mas vamos lá.
      Ela quando lava bate para os dois lados normalmente e com força?
      Antes de parar de centrifugar estava fazendo barulho estranho ou tinha vazamento de água?

      Sei que é chato, mas faça um terceiro orçamento e jamais mencione q houve outro técnico mechendo p fazer orçamento ou o que você acha que é, assim você terá um orçamento livre de tendências.

      É complicado te dizer o que é com dois orçamentos tão diferentes, se for o chicote é um defeito fácil, ele pode ser refeito, de repente a autorizada viu q era fácil mas encontrou algum problema no funcionamento do motor que num futuro próximo poderia ocasionar um novo defeito (se for um cara honest, kk).

      O terceiro orçamento deve te parecer próximo a um dos anteriores.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa noite, estou com uma maquina Brastemp com o mesmo problema, ela está vazando e não centrifuga

      Excluir
  7. Tenho uma maquina de lavar brastemp ative 10 kg. Ela solta a agua porem não centrifuga. O que pode ser? No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. boa noite minha consul mare super 10 k travou a bomba com muitos pelos e desmontei e limpei destravando o processo , fez duas lavagens e no outro dia apresentou o seguinte problema esgota a agua mas não centrifuga, na hora de centrifugar faz uns estalos como se tivesse algo solto olhei mas não percebi nada.
    como trabalho com manutenção você poderia me dar uma direção ou informação sobre o que pode estar provocando tal falha

    ResponderExcluir
  9. Olá, pode ter algum objeto travando o tambor, se ela lava normalmente e só não centrífuga. Solte a correia, coloque em centrifugação, verifique se o motor parte normalmente, se sim o problema é mecânico, recoloque a correia, acione a centrifugação e tente girar o tambor manualmente, veja se destrava e volta a girar.

    Outras peças a verificar:
    -conjunto Camé
    -solenóide
    -chicote elétrico
    -timer

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi minha máquina da GE está centifugando mas não está lavando o que pode ser me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tive a oportunidade de mexer nesta lavadora, se for frontal, verifique o pressostato, o chicote elétrico, trava da porta, o motor e o timer. (Faça nesta sequência e vá eliminando as possibilidades).

      No caso de uma top load (coloca roupa por cima), verifique pressostato, chicote elétrico, conjunto Mecanico.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, não tive a oportunidade de mexer nesta lavadora, se for frontal, verifique o pressostato, o chicote elétrico, trava da porta, o motor e o timer. (Faça nesta sequência e vá eliminando as possibilidades).

      No caso de uma top load (coloca roupa por cima), verifique pressostato, chicote elétrico, conjunto Mecanico.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, não tive a oportunidade de mexer nesta lavadora, se for frontal, verifique o pressostato, o chicote elétrico, trava da porta, o motor e o timer. (Faça nesta sequência e vá eliminando as possibilidades).

      No caso de uma top load (coloca roupa por cima), verifique pressostato, chicote elétrico, conjunto Mecanico.

      Boa sorte!

      Excluir
  11. Boa noite Renato!
    Tenho uma Pride 6kg, uma.marca chinesa da White Westinghouse.
    Desde que a comprei, ela apresenta defeitos na hora da centrífuga, porém, a levei em uma autorizada e esse problema foi resolvido.
    Atualmente ela vaza água por baixo em todas as lavagens
    Como se não bastasse isso, hoje enquanto lavava roupas, na hora de centrifugar, percebi que o tambor nao girava na mesma velocidade que de costume... Quando tirei as roupas, estavam molhadas... Ela esvaziou mas não centeifugou. E para completar, senti um cheirinho de queimado...
    Ela liga normal, fã o ciclo de lavagem normal, mas apresentou esse defeito agora.
    Vocr pode me ajudar por favor?
    Estou quase louca so de pensar em mais um gasto extra.
    Agradeço desde já por sua ajuda!
    Obs. Ótima a sua iniciativa do blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe não conheço está lavadora, mas pelo que diz pode ter vazamento no conjunto mecânico e está água pode estar chegando ao motor. Como vc já efetuou um reparo anteriormente e voltou a apresentar problemas veja se vale a pena continuar investindo nesta marca ou modelo.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, desculpe não conheço está lavadora, mas pelo que diz pode ter vazamento no conjunto mecânico e está água pode estar chegando ao motor. Como vc já efetuou um reparo anteriormente e voltou a apresentar problemas veja se vale a pena continuar investindo nesta marca ou modelo.

      Boa sorte.

      Excluir
  12. oi meu nome e fernando.
    boa noite meu caros colega tenho uma maquina de lavar esmaltec ew60 de 6k transbordando e não fusiona a centrifugação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua lavadora parece ter dois defeitos distintos, um deles é o da postagem acima o outro, procure aqui por postagem de admite água direto ou mesmo transbordando.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, sua lavadora parece ter dois defeitos distintos, um deles é o da postagem acima o outro, procure aqui por postagem de admite água direto ou mesmo transbordando.

      Boa sorte.

      Excluir
  13. Olá! Minha máquina não centrifuga, ela joga a água fora, tenta partir o motor, mas para e se desliga. Será que é a bomba? Será que pode ser o pressostato?

    ResponderExcluir
  14. Minha máquina centrífuga mais nao lava é uma GE 10kg

    ResponderExcluir
  15. Minha máquina centrífuga mais nao lava é uma GE 10kg

    ResponderExcluir
  16. Minha máquinas consul 10 kg não está lavando e nem centrifugandor o que pode ser??? Aguardo sua resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho várias postagens sobre o assunto que pode consultar, você pode começar verificando o capacitor da lavadora.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, eu tenho várias postagens sobre o assunto que pode consultar, você pode começar verificando o capacitor da lavadora.

      Boa sorte!

      Excluir
  17. Minha lavadora ge 1020 não centrifuga o que pode ser por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, dá uma olhadinha no vídeo que fiz sobre dako não centrifuga, acho que a mecânica é a mesma. Se for verifique as peças que mostro no vídeo.

      Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa noite .minha máquina e uma consulta 10k maré....ela faz td certinho..só que na hora de centrifugar ela só joga água pra fora e não centrifuga..oq pode ser ??..fico no aguardo

    ResponderExcluir
  19. é vou tentar minha lavadora continental 13kg não joga agua fora.

    ResponderExcluir
  20. é vou tentar minha lavadora continental 13kg não joga agua fora.

    ResponderExcluir
  21. minha maquina é GE performance 15 k está fazendo todas as funções direito só não está batendo a função de lavar não está funcionando,já olhei todas placas estão perfeitas ,quando ligo ela da três batidas e para e fica piscando,oque poderar ser por favor me ajude desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Minha maquinace uma ge 15 k esta lavando normalmente mas se coloco enxaguar ou centrifugar manda so um pouco de agua pra fora e fica com o painel piscanfo

    ResponderExcluir
  23. Minha maquinace uma ge 15 k esta lavando normalmente mas se coloco enxaguar ou centrifugar manda so um pouco de agua pra fora e fica com o painel piscanfo

    ResponderExcluir
  24. Entao to com uma maquina da general ela naum bate e nem centrifuga o q pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, verifique o capacitor, o chicote elétrico e a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
  25. Tenho uma máquina Dako 10kg, ela liga, enche, desliga normal, mas ela não gira, fica como se estivesse travada... Pq pode ser e como resolver?

    ResponderExcluir
  26. Oi, tenho uma consul mare 7,5kg ela ta fazendo todos os programas normal so que na hora de centrifugar ela faz a drenagem começa a centrigar por 20 segundos e assim consecutivamente faz isso ate dar o tempo da centrifugaçao e dai para oque pode ser?

    ResponderExcluir
  27. Minha máquina de lavar roupa e esmaltes ela bate a roupa normal mais quando chega pra centrífuga ela não centrífuga o que faço

    ResponderExcluir
  28. Minha maquina tá fazendo barulho estranho

    ResponderExcluir
  29. Olá bom dia! Eu tenho uma maquina de lavar samsung digital eco bubble 11 kg. Ela começou a fazer um barulho e agora não esta centrifugando pode me dar umas dicas. Pelo que eu li nas suas orientações, pode ser alguma coisa que ficou solta nela ou pode estar com muita sujeira acumulada. Tem um ano e 3 meses então já saiu da garantia.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia!!!
    Minha maquina de lavar DAKO de 10kg não bate so centrifuga o que deve ser?

    ResponderExcluir