Postagem em destaque

Nova campanha no canal!!!

Olá pessoal, estou criando nova campanha no canal com o intuito de arrecadar lavadoras pra gerar novos vídeos e ajudar a todos. Participe...

domingo, 27 de novembro de 2011

Auto Teste da Lavadora Consul Maré







INICIANDO O AUTO-TESTE:

Para iniciar o Auto-Teste, deve-se:
- Desconectar a Lavadora da tomada;
- Selecione o ciclo de lavagem para MUITO SUJA;
- Conecte a Lavadora na tomada, todos os led´s piscarão 2 vezes;
- Dentro de 10s, pressione os Botões TURBO LAVAGEM e FUNÇÃO AMACIANTE
simultaneamente;
- Todos os led´s deverão permanecer ligados por 3s, indicando a ativação
- Após isso, todos os led´s desligarão e somente o led TURBO LAVAGEM piscará, aguardando o início do teste.
- Pressione a tecla TURBO LAVAGEM para dar inicio a rotina, o Led irá parar de piscar.
- Gire o Manípulo de Programas no sentido o horário, perceberá que toda vez que selecionar um novo programa, acenderá um led de cada vez, está seqüência tem a finalidade de testar o ENCODER e os LED´s;
- Quando selecionar novamente o Programa Muito Suja, perceberá que o led Turbo Lavagem volta piscar;
- Pressione novamente a tecla Turbo lavagem, led para de piscar, e acionará a válvula 1 por 10 segundos;
- Em seguida acionará a Válvula 2, até que atinja o Nível Baixo d´agua;
- Pressione novamente a Tecla Turbo lavagem, o produto começa a Agitar;
- Pressionando novamente a tecla Turbo Lavagem, o produto liga a eletrobomba, e depois de 30 segundos, com o produto vazio, começa a centrifugar;
- Pressionando novamente, todos os LED´s piscaram indicando a finalização da Rotina de Auto- Teste e também a sua gravação.





Veja também :

Auto Teste da Consul Maré (vídeo)

Auto Teste Brastemp Ative

Auto teste da Brastemp Eletrônica 8kg





277 comentários:

  1. OLA SOU DONA GUIOMAR TENHO UMA MAQUINA CONSUL MARÉ
    MAS ELA NÃO TA BATENDO HA ROUPA COMO EU FAÇO PARA RESORVER É PROBLEMA NA MAQUINA PODER MIM AJUDAR POR FAVOR MORO EM RIO BRANCO-ACRE irmaguiomar@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe, mas preciso de mais detalhes para tentar ajudar, tipo: a lavadora enche? Ela centrifuga quando coloca no programa de centrifugação? faz algum barulho quando não bate?

      Se puder responder posso dar somente as dicas, mas um técnico será preciso chamar.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. minha maquina ,enche em qualquer nível ,mais não bate o tambor nem o eixo ,fica so rodando o motor para esquerda e direita mais não sai do canto o agitador. e uma consul mare 10 kilos

    ResponderExcluir
  3. depois do alto teste que vi aqui , percebi que ela não função lavar fica rodando o motor mais o agitador não se move . qual será o problema, fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vamos por partes:
      1 - Coloque em centrifugação e verifique se o tambor gira normalmente, caso sim, é provável ser a caixa de engrenagens ou o agitador com problemas (este eu acho pouco provável).
      2 - No caso do tambor não girar na centrifugação, mas o motor funcionar normalmente, verifique se a correia não está frouxa, com desgaste ou com algum óleo. Estique se for necessário e refaça o passo 1.

      Motor partir e o agitador ficar parado ou tambor é provável ser correia ou caixa de engrenagem.

      Boa sorte.

      Excluir
  4. Boa noite. Inicialmente gostaria de agradecer por ter um blog que auxilie em pequenos consertos. Tenho uma Maré 7,5kg, que hoje pela manhã fez todo um ciclo de lavagem, mas na tarde, ao lavar mais uma leva de roupas, no momento de centrifugar, ela travou nessa opção, com o motor de retirada de água acionado todo tempo, durante quase 20 minutos. Tirei a máquina da tomada, fiz o auto teste descrito por vocês, mas nenhuma outra função funciona, apenas fica aceso o led de "Enxágue extra", e todos os outros leds ficam apagados. O quê faço? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio,

      Eu já não estou atuando no ramo, então quando se trata de modelos mais recentes talvez a minha opinião possa ser equivocada, mas não custa opinar.

      Verifique se o interruptor da tampa não está defeituoso, normalmente quando se abre a tampa costuma fazer um estalo baixo. Nas lavadoras eletrônicas da Brastemp quando este interruptor pifa o painel até acende, mas não faz nenhuma função.

      A outra opção seria a própria placa eletrônica ou timer. Comece verificando o interruptor da tampa.

      Boa sorte.

      Excluir
  5. Este auto-teste deve funcionar com a placa original? Ou somente serve para placas compatíveis? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive o prazer de fazer este auto teste, acredito q seja um teste p placas originais já q o MSM acontece nos testes com as placas Brastemp (somente original).

      Boa sorte.

      Excluir
  6. Boa tarde, eu possuo uma lavadora cônsul maré 7.5 Quilos, ela começa a encher e depois não faz nada, não bate , faço o auto teste ele bate, centrifuga, enche e enxágua tudo normal.Alguma dica?

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia, a lavadora CWL10B da Consul que possuo nao para de encher, teria ideia do que possa ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem postagens sobre o assunto, dá uma verificada em admite água direto.

      Boa sorte.

      Excluir
  8. Bom dia.
    Gostei das explicação do auto teste.
    A minha maquina encheu e desligou e não liga mais. não acende led nada o que pod ser???? tentei fazer o auto teste e nada.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°-verifique a tomada da parede e o cabo de força, veja se a corrente elétrica chega nele.
      2°- verifique o interruptor da tampa

      Se estiver tudo bem o meu palpite seria a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. 1°-verifique a tomada da parede e o cabo de força, veja se a corrente elétrica chega nele.
      2°- verifique o interruptor da tampa

      Se estiver tudo bem o meu palpite seria a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
  9. Olá tenho uma Consul mare super 10,2 kg a três anos. Ela realiza todo o processo de lavagem, mas na hora de enxaguar ela começa o processo por mais ou menos uns três minutos e para. Aparentemente não fica água visivel na lavadora e as luzes de enxague e centrifugação ficam acesas. O que poderia ser o defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui visualizar bem o problema, mas em alguns casos a válvula de admissão com problemas faz com que a lavadora não avance o programa, ela começa admitir água e pára não completando o nível. Dá uma verificada nela.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. É como disse, ela admite agua e para sem completar o nivel. E como vou ter certeza que é a valvula? sera que é muito cara. Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  11. Fiz todo o teste sem problemas, mas ao acabar e colocar a maquina para a lavagem normal ela não joga agua para iniciar e fica com os leds ligados normalmente, mas não passa disso o que pode estar acontecendo para não fazer a lavagem normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o interruptor da tampa estiver defeituoso pode ocorrer este problema como tbm em qualquer processo, verifique se ela faz enxágüe ou centrifuga.

      Boa sorte!

      Excluir
  12. oi, tentei fazer o teste, maré super 10 kg quando ligo na tomada e aperto os dois botões não acontece nada, mais os botões funcionam apertando separadamente.. se eu fizer esse teste e ela fazer a lavagem completa, o que pode ser?
    p problema dela é que quando ligo e vou selecionar as funcões ela não responde e sempre fica com todas as luzes acesas! tenho quase certeza que é placa, preciso de uma confirmação . obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já tentou levar sua placa a uma loja de peças?

      Existem lojas que testam a sua placa.

      Boa sorte!

      Excluir
  13. Boa noite meu nome é Cezar tenho uma maquina consul modelo mare e o agitador parou de girar já fiz todos os testes e ela esta tudo funcionando.Apenas o agitador Não gira Já tirei ele fora e testei o motor funciona.mas quando encaixa o agitador até o final parece que as engrenagem esta quebrada mas se puxar um pouco para cima ai funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existe neste caso uma possibilidade bem grande da caixa de engrenagens possuir algum problema. Outras possibilidades (pouco provável) podem ser o conjunto Came, o agitador ou a caixa de engrenagens montada errada (geralmente após a reforma mecânica).

      Boa sorte!

      Excluir
  14. olá, a minha ma´re faz barulho no agitador (PARECE FERRO CONTRA Ferro) OQUE PODE SER?

    ResponderExcluir
  15. ola quando aperto os botoes turbo e amaciante o led molho longo nao pára de piscar ,a minha é a cwl10b

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, tenho uma consul maré 7,5 kg CWL75AB, ao ligar a máquina para lavar no nível 2, 3, ou 4 ela enche, não bate e joga a água toda fora. Qual a solução para o meu problema. Ainda não fiz o auto-teste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique :
      - Pressostato, pode estar com defeito.
      - Chicote elétrico, pode ter algum fio em curto.
      - A placa eletrônica, pode estar com defeito.

      Excluir
  17. Boa tarde!
    MInha máquina consul maré 7,5kg se colocar na roupa suja e nivel de água 4 ela não lava, fica piscando o led de turbo lavagem, já troquei as 2 placas (interface e potencia) mas o problema persiste... estou conseguindo lavar no nivel 3 e botão em roupa pouco suja onde ela faz a lavagem completa. Alguma sugestão?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. boa tarde. troquei as duas placas da minha lavadora maré 7 kg, fiz o auto teste e funcionou, quando coloquei as roupas para lavar, ela encheu ok mas parou por ai... o que pode ser??/

    ResponderExcluir
  19. boa tarde !, vc poderia me ajudar?, tenho uma lavadora maré 7 kg, tive que trocar as duas placas dela, fiz isso, realizei o auto teste, funcionou perfeito, mas quando coloquei as roupas para bater ela encheu no nivel correto, e parou por ai, não esta agitando....o que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique:
      Pressostato,
      Capacitor,
      Motor e chicote elétrico.

      Coloque em centrifugação e verifique se funciona, se sim, verifique o pressostato e a válvula de admissão. Depois verifique motor, capacitor e chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. boa noite tenho o mesmo problema acima ja troquei o pressostato o verifiquei a fiação e continua do mesmo jeito eu sou Herivelto

      Excluir
  20. Minha maré super 10kg consul enche normalmente mas só gira de um lado o cesto, na hora de centrifugar esvazia mas não gira, só ficar o barulho da bomba acionando.

    ResponderExcluir
  21. A minha tem o mesmo problema, troquei o capacitor e não adiantou. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde. Tenho uma consul maré 7,5 kg. Ao ligar a tomada, todos os leds piscam duas vezes, mas depois ela não reponde a nenhum comando. Esse mesmo defeito já aconteceu há uns dois meses atrás e, por volta de uma semana depois, ela voltou a funcionar sozinha, mas fazendo um barulho diferente. Hoje tentei fazer o auto-teste, mas não consegui. Alguma dica sobre o que pode estar ocorrendo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde; tenho uma lavadora maréa 7,5 o agitador está com a engrenagem gasta , já troquei duas vezes o agitador , sempre gasta a engrenagem, que posso fazer para não trocar o eixo q vai no agitador,ele não esta gasto mas com atrito ele esta desgastando os frisos de encache do agitador?Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Quando faz o auto-teste significa que a placa esta ok. Mas quando mesmo fazendo o auto-teste ela não funcione no modo normal, dica enchendo semparar, não bate nem centrifuga, porém no auto-teste fex tudo normal.

    ResponderExcluir
  25. Olá pode me ajudar, tenho uma Maré7,5, ela enche todos os níveis, lava , enxagua, centrifuga, mais ela só esta girando para um lado e a roupa esta saindo com umas sujeiras q acredito q eram para ficar no filtro, o filtro esta limpinho não pega sujeira, a roupa esta saindo mais suja do q entrou. Me ajuda obrigada

    ResponderExcluir
  26. Ola, tenho uma maré cônsul 10kg. Fiz o auto teste ela funcionou certinho. Mas quando coloco para fazer o ciclo no automatico ( como fosse para lavar a roupa) ela não ativa a eletrobomba. E se eu girar com a mao ate a posição centrifugar ela arma a eletrobomba. Qual sera o defeito... Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Completando item acima..... A maquina enche ate o nivel correto.. Bate a roupa e na hora de jogar a água fora a eletrobomba não é ativada...se eu girar com a mao o botão de programas de lavagem ate centrifugação a eletrobomba arma e joga a agua fora.
    Mais uma vez eu agradeço sua opinião... O fígado e uma boa noite! ( maré super cônsul 10kg)

    ResponderExcluir
  28. Minha lavadorA MARÉ SUPER 10 KG, mexe o agitador mas não o tambor e centrifuga normalmente..
    Pode ser a caixa de engrenagens? se for, devo troca-la por completo?

    desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu talvez não tenha compreendido direito, mas se agita pros dois lados normalmente e centrifuga, ela lavaria tranquilamente, qto a girar o tambor na lavagem lubrifique um pouco o freio talvez esteja ressecado e com isso trave muito o tambor.

      Dica: coloque pra centrifugar sem roupa, quando estiver centrifugado abra a tampa e observe se a lavadora vai dar um tranco forte qdo frear o tambor.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Eu talvez não tenha compreendido direito, mas se agita pros dois lados normalmente e centrifuga, ela lavaria tranquilamente, qto a girar o tambor na lavagem lubrifique um pouco o freio talvez esteja ressecado e com isso trave muito o tambor.

      Dica: coloque pra centrifugar sem roupa, quando estiver centrifugado abra a tampa e observe se a lavadora vai dar um tranco forte qdo frear o tambor.

      Boa sorte.

      Excluir
  29. Tenho uma Consul Maré de 10KG e ela estava perfeita e de repente ficou parada na Função "Enxague Extra" - a Luz fica piscando e nem enche com água nem desliga ou atende nenhum outro comando. Só desliga se for na tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, estou com uma com defeito parecido, ela liga e depois os leds ficam piscando sem parar,

      Excluir
  30. Olá, boa tarde!
    Tenho uma consul maré 10kg, e ela esta demorando muito para encher de água, e ao encher ao invés de ficar de molho ou lavar, ela pula as funções e já vai direto para centrifugação e encerra deixando minhas roupas sem lavar, será que teria algo em que eu pudesse fazer para arrumá-la?

    ResponderExcluir
  31. minha maquina é uma consul mare 7,5 kg nao centrifuga e fica dando ums estalos o que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Minha lavadora não liga. Quando ligo na tomada ela pisca 2 vezes e mais nada. Pressiono o botão de ligar e não liga. Caiu água no painel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o interruptor liga/desliga e o interruptor da tampa.

      Boa sorte!

      Excluir
  33. Parabéns pela iniciativa de divulgar detalhes que pessoas leigas e alguns curiosos como eu não sabem!!
    Fiz o auto teste na minha Consul Maré 10kg e na etapa de jogar agua fora isto não aconteceu. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a bomba de drenagem e os fios que ligam a ela.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Verifique a bomba de drenagem e os fios que ligam a ela.

      Boa sorte!

      Excluir
  34. Bom dia. Tenho uma Maré super de 10kg. Minha esposa relatou que quando usa o nível 3 a máquina enche de agua e logo em seguida joga fora a agua sem lavar a roupa. Para contornar o problema ela coloca agua com balde e quando escuta um estalo ela volta pro nível 2 e bate normal.

    ResponderExcluir
  35. oi tenho uma consul maré 10kg ela não está soltando a agua,tentei entrar no auto teste e ela não entra nessa função mesmo eu fazendo o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique a bomba de drenagem, se estiver entupida ou defeituosa o auto teste não servirá.

      Boa sorte!

      Excluir
  36. ola, tenho uma consul 7,5 e ela sempre funcionou perfeitamente, mas agorinha ao ligar na tomada nao houve nem sinal de vida. ja verifiquei a tomada da parede q esta ok. certamente é a placa eletronica?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Carlos!
    Temos uma máquina de lavar Consul Maré 7,5Kg.
    Todos os leds indicadores ficam piscando ininterruptamente. Já tiramos da tomada e pusemos de volta e nada. O botão liga/desliga também não dá sinal de vida.
    Alguma sugestão?
    Desde já, obrigado pela força e aquele abraço!

    ResponderExcluir
  38. ola boa tarde, comprei uma maquina 8kg da electroluz modelo LT09B e ao utilizar na priimeira lavagem ocorreu tudo bem, mais na segunda a maquina enxeu de agua porem nao bate, faz barulho e nao bate, centrifuga certo, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, observe se nesta segunda etapa a lavadora enche no mesmo nível de água do primeiro programa. Se não estive enchendo da mesma maneira, complete manualmente até atingir o mesmo nível e veja se irá funcionar, caso funcione o defeito pode estar relacionado a válvula de admissão.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, observe se nesta segunda etapa a lavadora enche no mesmo nível de água do primeiro programa. Se não estive enchendo da mesma maneira, complete manualmente até atingir o mesmo nível e veja se irá funcionar, caso funcione o defeito pode estar relacionado a válvula de admissão.

      Boa sorte.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde!
    Tenho uma lavadora consul maré super de 10kg, na função lavar o motor não faz barulho o agitador não funciona Fiz o auto teste tudo certo.Todas as outras funções estão funcionando normal.Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde!
    Tenho uma lavadora consul maré super de 10kg, a função de lavar não está funcionando o agitador não gira, o motor não faz barulho.fiz o auto teste tudo certo.As outras funções está funcionando normal. Você pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sem visualizar o defeito fica complicado, mas pelo que você falou, no auto teste ela bate, mas na lavagem não, sugiro que verifique o pressostato e o chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa noite, sem visualizar o defeito fica complicado, mas pelo que você falou, no auto teste ela bate, mas na lavagem não, sugiro que verifique o pressostato e o chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
  42. Ola !! Boa tarde !!!
    Tenho uma consul mare 10 kg , coloco na tomada e ela nem liga e nao dao nenhum sinal da vida !!!
    Oq poderia ser???
    Desde ja eu agradeço !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique:

      Tomada da parede
      Tomda da lavadora
      O chicote elétrico e o
      Timer (placa eletrônica)da lavadora.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, verifique:

      Tomada da parede
      Tomda da lavadora
      O chicote elétrico e o
      Timer (placa eletrônica)da lavadora.

      Boa sorte.

      Excluir
    3. Olá, verifique:

      Tomada da parede
      Tomda da lavadora
      O chicote elétrico e o
      Timer (placa eletrônica)da lavadora.

      Boa sorte.

      Excluir
  43. ola boa noite sou edineide minha maquina consul mare super 10 kilos lava normal drena mais nao quer centrifugar faz so um barulho querendo rodar voçe pode mim ajudar

    ResponderExcluir
  44. ola boa noite sou edineide minha maquina consul mare super 10 kilos lava normal drena mais nao quer centrifugar faz so um barulho querendo rodar voçe pode mim ajudar

    ResponderExcluir
  45. BOA TARDE, TEMOS UMA CONSUL MARE SUPER QUE ACENDE OS LEDS TODOS, APOS PROGRAMAR E ACIONAR O INICIAR NADA ACONTECE, NÃO ENTRA ÁGUA, SÓ ENCHAGUA E CSNTRIFUGA, FUI FAZER O AUTO TESTE É APENAS P LED DO TURBO ACENDEU, O QUE PODE SER. DESDE JÁ AGRADEÇO A FORÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu começaria verificando o interruptor da tampa, depois o chicote elétrico e por último a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, eu começaria verificando o interruptor da tampa, depois o chicote elétrico e por último a placa eletrônica.

      Boa sorte!

      Excluir
  46. Olá Carlos Renato, tenho uma maquina cônsul maré 10kg, fiz o teste ela encheu de água na hora de bater ela trabalha lenta, em seguida apertei o turbo lavagem e ela não respondeu.
    Já troquei a bobina e o atuador de freio, penso que pode ser a placa como eu faço para testa lá ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tem post sobre auto teste, sugiro verificar a correia se não está frouxa, o capacitor e o motor antes de testar a placa.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá tem post sobre auto teste, sugiro verificar a correia se não está frouxa, o capacitor e o motor antes de testar a placa.

      Boa sorte.

      Excluir
    3. Boa Noite, troquei o capacitor, as duas placas e a eletrobomba, o problema agora é que na hora de enxaguar ela tira a água e a eletrobomba não para, mesmo estando vazia.
      O que eu devo fazer ?

      Excluir
    4. Defeito interessante, se não alguma ligação errada, eu verificaria o pressostato e a própria placa que trocou. Depois que drena a bomba ainda fica um tempo acionada e só pára quando começa entrar água novamente.

      Boa sorte.

      Excluir
    5. Defeito interessante, se não alguma ligação errada, eu verificaria o pressostato e a própria placa que trocou. Depois que drena a bomba ainda fica um tempo acionada e só pára quando começa entrar água novamente.

      Boa sorte.

      Excluir
  47. Olá Carlos.

    Tenho uma Cônsul maré 7,5kg e quando ela começa a centrifugar tudo gira normalmente até que o cesto para, como tivesse se soltado, e o agitador continua girando com alguns barulhos estranhos. Alguma ideia do que possa ser?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde!
    Tenho uma maré super 10 kg, quando ligo ela já começa a bater sem água, consegui realizar auto teste algumas vezes, mas agora quando vou executá-lo ela já começada batendo e com apenas a luz de lavar apagada, existe alguma maneira de reiniciar a placa? Já troquei pressiostato que havia apresentado problema de transbordar. Corrigi de certo modo, mas agora tenho esse problema

    Obrigado

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma Cônsul maré 10kg e quando ela começa a centrifugar gira normalmente o processo que ela ajusta as roupas até que para, como tivesse sem força, e .desliga sem centrifugar Alguma ideia do que possa ser? Obrigada no aguardo da sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela lava normalmente?
      Três componentes a verificar:
      -capacitor
      -motor
      -placa eletrônica

      Boa sorte,

      Excluir
    2. Ola , sou o Hemeson do Recife.

      Tenho uma cônsul maré 10kg ja troquei toda parte mecânica e testei o capacitor e mesmo assim ela so funciona a bomba d'agua , quando ligo ela alem da bonba d'agua ficar ligado o tempo todo fica também um barulho no painel . Por favor me dis algo.

      Excluir
    3. Olá, verifique o pressostato, o chicote elétrico e a placa eletronica.

      Boa sorte

      Excluir
    4. Olá, verifique o pressostato, o chicote elétrico e a placa eletronica.

      Boa sorte

      Excluir
  50. Olá Carlos boa noite tenho a cônsul maré super 10 e ela está com problema de desligar durante o processo de lavagem percebi que desliga nas transições de função tipo lavar p/enxague e centrifugação sempre no início desliga 2 ou 3 vezes

    ResponderExcluir
  51. Olá Carlos boa noite tenho a cônsul maré super 10 e ela está com problema de desligar durante o processo de lavagem percebi que desliga nas transições de função tipo lavar p/enxague e centrifugação sempre no início desliga 2 ou 3 vezes

    ResponderExcluir
  52. ola, eu tenho uma consul maré 10 kg e ela esta com um problema no processo enxague. Coloco ela para o processo de levar mas quando chega no enxague ela não faz o processo, ela para, não enche de água. Voce tem como me dar uma dica do que seja? Só para informar, eu ja troquei toda a placa e ela continua com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique a válvula de admissão, pode estar com uma das bobinas defeituosas.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, verifique a válvula de admissão, pode estar com uma das bobinas defeituosas.

      Boa sorte!

      Excluir
  53. Tenho uma colormaq 11kls e ela nao enche e nem centrifuga. Somente bate a roupa. Que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique o pressostato e a bomba de drenagem.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, verifique o pressostato e a bomba de drenagem.

      Boa sorte.

      Excluir
  54. olá minha maquina de lava consul maré 7,5, desencaixou a tampa , essa tampa é só encaixada mesmo ou é colada ???
    tentei encaixa mas quando vai fecha a tampa ela desliza pra traz sai do pino novamente . Me ajude por favofr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliane
      A tampa possui duas dobradiças coladas a ela, sendo uma delas possuir um pino móvel com uma mola. Provavelmente descolou uma das dobradiças, então consiga uma fita dupla face de boa qualidade e tente fixa lá novamente.

      Boa sorte.

      Excluir
  55. Prezado Carlos !! Primeiramente parabens pelas dicas, e o Auto Teste que ajuda e muito os leigos!!!
    Tenho uma Consul 10kg e ha 3 dias quebrou o botão de nivel de água !! não conegui colar e para fazer uma colagem boa soltei a tampa e o painel para poder colar o pino no pressostato.
    Após isso a máquina parou de bater, ou seja, somente enche e solta água.
    Fiz o Auto teste e funcionou perfeitamente.
    Tentei lavar roupas e nada !! O que poder ser ???? Agradeço sua gentileza !!!

    ResponderExcluir
  56. Carlos Boa Noite !
    Troquei o pressostato e o sensor da tampa !!! antes de usar a maquina fui fazer o auto teste !! tudo foi bem até a prte que vc menciona que após centrifugar apertar o botão novamente e ela acenderá todas as luzes e se auto programa !!
    Nessa parte ela não faz nada qdo aperta o botão e somente qdo ela finaliza sozinha piscam as luzes e ela desliga !!
    Ok !! Ai pus a maquina para executar uma lavagem e enche porem não bate (lava) !!
    Sera que é a placa????
    att
    Jmariarod

    ResponderExcluir
  57. Obrigada pela ajuda, tenho uma consul maré super 10 kg que estava acendendo todas as luzes intermitentemente e não conseguia fazer o programa funcionar. Após fazer o teste ela voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
  58. fala meu amigo, tenho uma Consul Maré super 10 kg, não liga e o led fika somente piscando, troquei as placas de interface e potência e continua do mesmo jeito, o que vc me recomenda ??

    ResponderExcluir
  59. Olá. Tenho uma eletrolux LBU15. Os comandos e as luzes do painel estão funcionando perfeitamente, mas, quando liga e aciono os comandos ela não funciona e somente a bomba de drenagem funciona, porém em todas as funções, inclusive na função agitação. Qual defeito pode esta ocorrendo com a maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu gostaria muito de mexer nesta lavadora, parece ter uma tecnologia de ponta, mas infelizmente nunca mexi, o que posso dizer a você. Faça o teste dos componentes elétricos antes de concluir que possa ser a placa eletrônica. Algumas lavadoras quando algum componente apresenta mau funcionamento deixa de funcionar ou aciona outro como medida de segurança, exemplo, se a válvula de admissão estiver com problemas, a bomba de drenagem pode estar acionando como forma de escoar a água de um possível defeito da válvula (não estou dizendo que seja isso). Vá por eliminação até chegar a placa. Teste válvula, motor, trava da tampa, o sensor de nível de água (acho que este modelo não trabalha com pressostato).

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigado. Parabéns pelo trabalho de orientação.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Realmente este modelo não tem pressostato. A nivel da agua e controlado por sensor que localiza na placa de interface com a placa de potencia. O defeito era na placa de potencia.
      Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    5. Realmente este modelo não tem pressostato. A nivel da agua e controlado por sensor que localiza na placa de interface com a placa de potencia. O defeito era na placa de potencia.
      Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
  60. Bom dia, Tudo bem, parabéns pelo seu Blog,
    Veja se consegue me auxiliar, a Minha Lavadora é uma Consul 7,5 kg, no nivel 4 de agua, ativado Lavagem/enxague/centrifugação (muito suja), ela bate 3 vezes com pausa (molho) porém na terceira trava faz um zunido tipo como se tivesse enroscado algo, desligo e ligo ela denovo, vai até o terceiro ciclo da lavagem e trava de novo. Se desliga e liga sempre assim, diminui o volume de roupa e o problema persiste.
    Obrigado desde já
    Att Willian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, observa se o zunido é quando admite uma nova água, caso sim, verifique a válvula, agora se o problema acontece no meio do programa, com água, existe a possibilidade de um problema com o motor. Quando ocorrer o defeito, avance o programa até centrifugação e verifique se o motor parte normalmente, outra questão é quando apresentar o problema retirar a correia e verificar a força do motor. Isto é uma suposição já que seria melhor ver de perto, mas já peguei lavadora que iniciava o funcionamento normalmente e no meio do programa parava de bater e era o motor por isso mencionei esta peça pelas caracteristicas do problema que você me apresentou.

      Boa sorte!

      Excluir
  61. Olá tenho uma cônsul facilite 10 kg, até ontem não entrava água e funcionava o resto pois enchia com uma mangueira, daí resolvi trocar a válvula de entrada de água, agora entra água só q num bate e não faz mais nada só entra água e para no nível q a gente coloca o q será

    ResponderExcluir
  62. Olá tenho uma cônsul facilite 10 kg, até ontem não entrava água e funcionava o resto pois enchia com uma mangueira, daí resolvi trocar a válvula de entrada de água, agora entra água só q num bate e não faz mais nada só entra água e para no nível q a gente coloca o q será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, verifique o chicote elétrico, pode ter soltado ou partido algum fio.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Olá, bom dia, verifique o chicote elétrico, pode ter soltado ou partido algum fio.

      Boa sorte

      Excluir
  63. Olá Boa noite, tenho uma Brastemp 10 kg e travou na função amaciante já tirei da tomada e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ela chega a ligar? Se não, verifique o interruptor da tampa.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Liga sim reinicia acender todas as
      funções e trava na função amaciente

      Excluir
    3. Olá,

      Bom dia, você deverá verificar os seguintes componentes:

      - Válvula de entrada de água,
      - Chicote elétrico e
      - Placa eletrônica (timer).

      boa sorte.

      Excluir
  64. Boa tarde me chamo thiago. Tenho uma mar3 super 10kg. Ela enche normalmente mas quando vai começar a agutar a roupa ela da um estalo tipo um disjuntor desermando e apaga o painel... ele fica piscando e normaliza e tenta agitar denovo e acontece o mesmo problema. Isso em todas a funcoes ( lavar enxaguar e centrifugar ) o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Sr Carlos será que pode me ajudar? A Consul maré 10 kilos de meu pai esta funcionando certinho mas parece q não tem força pra bater, ela bate bem pouco e as vezes centrífuga outras não. A roupa sai suja como se não tivesse batido. Hoje abrimos a maquina e limpamos e continua igual. O q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, sua lavadora sem força pode ser o capacitor defeituoso, vazamento de água deixando a correia molhada e com isso ficaria patinando, por último verifique o motor é a placa eletrônica. Eu começaria pelo capacitor, ele causa este tipo de defeito e é bem comum. Boa sorte.

      Excluir
    2. Ok, o capacitor estava derretido de um lado, trocamos e melhorou um pouco. Vamos verficar os outros itens. Obrigada.

      Excluir
  66. Olá Carlos.
    Minha lavadora é uma consul facilite 10 kg, coloquei roupa para lavar nela, ela vou, exagou, centrifugou, mas ao invés de desligar quando parou de centrifugar ela continuou fazendo um barulho como se estive-se drenando a agua,
    Tentei desligar e começar o programa, não adiantou ela segue só fazendo o barulho.
    Tirei da tomada, e liguei novamente mesmo com as luzes apagada ela continua fazendo o barulho.
    Se eu ligar ela e tentar ligar um ciclo ela não enche, não enxaguão, não faz nada alem deste barulho.
    O que poderá ser?
    Des de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, verifique o chicote elétrico, o pressostato e por último a placa eletrônica, agora, caso sua residência possua aquelas "baratinhas" do tipo francesa (são baratinhas pequenas) aí deve verificar a placa primeiro, pois ela costuma ser danificada por esta praga. Boa sorte.

      Excluir
    2. Olá, bom dia, verifique o chicote elétrico, o pressostato e por último a placa eletrônica, agora, caso sua residência possua aquelas "baratinhas" do tipo francesa (são baratinhas pequenas) aí deve verificar a placa primeiro, pois ela costuma ser danificada por esta praga. Boa sorte.

      Excluir
  67. Quando preciono os dois botoes para fazer o auto teste fica piscando o led molho longo e seguir pisca toda a coluna dos programas.é uma mare super.
    Sou Sergio

    ResponderExcluir
  68. Quando preciono os dois botoes para fazer o auto teste fica piscando o led molho longo e seguir pisca toda a coluna dos programas.é uma mare super.
    Sou Sergio

    ResponderExcluir
  69. Ola Carlos
    A minha maré super trabalha normalmente mas quando chega na centrifugação o motor ronca e vira bem lentamente, energisei simulando a energia vindo da placa e ai funciona normal.sera a placa de potencia ?

    ResponderExcluir
  70. Ola Carlos
    A minha maré super trabalha normalmente mas quando chega na centrifugação o motor ronca e vira bem lentamente, energisei simulando a energia vindo da placa e ai funciona normal.sera a placa de potencia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá uma olhadinha no atuador do freio, ele pode estar com defeito ou mesmo quebrado e pode ocasionar este tipo de defeito.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, dá uma olhadinha no atuador do freio, ele pode estar com defeito ou mesmo quebrado e pode ocasionar este tipo de defeito.

      Boa sorte!

      Excluir
  71. Boa noite tenho uma maquina colormak ela enche normal mas na hora que vai começar a bater nao bate fica fazendo um barulho e tambem na centrifugação o que pode ser marca colormak 11 kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, verifique :
      Capacitor, correia, motor e conjunto mecânico.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, bom dia, verifique :
      Capacitor, correia, motor e conjunto mecânico.

      Boa sorte!

      Excluir
  72. Olá. tenho uma consul facilite 11 kg, como faço pra reset ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, eu desconheço este comando pra resetar a lavadora, vou pesquisar e existindo te dou um retorno, mas qual o problema que está ocorrendo?

      Excluir
  73. olá boa tarde , eu tenho uma máquina consul maré 10 kg , ela lava a roupa ,mas quando chegar na hora de enxaguar ela para nao enxágua ...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, boa tarde, a válvula de admissão se estiver com problemas faz isso, verifique tbm o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
  74. Olá! Minha colormaq 11k trepidava muito, tinha q interromper a centrifugação,aí fui dar uma mexida,tipo apertei a correia,limpei aquela mangueirinha transparente e agora ela fica muito tempo escoando,centrifuga lentamente,escoando,e o timer não avança. o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nessa sua "mexida" colocou óleo, graxa, desengripante em algum ponto? Quanto ao Timer não avançar verifique o chicote elétrico.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. E quanto a centrifugação lenta?

      Excluir
    3. Bom dia, se colocou algum lubrificante o de ñ devia, ou sua lavadora está tentando centrifugar com água, ela pode parecer lenta neste momento. Se caiu algum lubrificante na correia por exemplo, pode fazer a correia patinar.

      Boa sorte!

      Excluir
    4. Bom dia, se colocou algum lubrificante o de ñ devia, ou sua lavadora está tentando centrifugar com água, ela pode parecer lenta neste momento. Se caiu algum lubrificante na correia por exemplo, pode fazer a correia patinar.

      Boa sorte!

      Excluir
    5. Não coloquei, ela escoa toda a água e não para de escoar ainda q esteja vazia

      Excluir
    6. Olá, normalmente a bomba fica acionada algum tempo mesmo depois de vazia a lavadora, agora se ela não passa para outro estágio, aí é um caso de verificar a placa eletronica. Outro favor importante, se a mangueira estiver mal posicionada pode ocorrer efeito sifão onde a água não pararia de sair, mas neste caso ela não ficaria com a bomba de drenagem ligada, poderia admitir água e sair pela mangueira ao mesmo tempo.

      Boa sorte!

      Excluir
    7. Sim creio que não é certo escoar e reiniciar várias vezes a centrifugação e o timer ñ avança pra finalizar

      Excluir
    8. Maria, a Consul Maré desliga o motor algumas vezes durante a centrifugação, agora já vi lavadoras eletrônicas que um mau contato no chicote elétrico fazia a mesma ficar reiniciando o ciclo é não terminar, então você teria que verificar a placa e o chicote elétrico se for o caso.

      Excluir
  75. Seria falta de força daquele tubinho branco ou do negócio vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, essa ficou difícil de responder, rsrsrsrs. Espero que consiga solucionar o problema da sua lavadora.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ñ queria chamar um técnico. já to a fim de pôr fogo nela rss

      Excluir
    3. Kkkk kkkk, uma pena, eu acho a Consul Maré (se esta for a lavadora), uma boa máquina. Até as lavadoras precisam do seu "médico" às vezes, rsrsrsrs.

      Excluir
    4. Kkkk kkkk, uma pena, eu acho a Consul Maré (se esta for a lavadora), uma boa máquina. Até as lavadoras precisam do seu "médico" às vezes, rsrsrsrs.

      Excluir
    5. Esta eu ainda não tive a oportunidade de mexer, talvez a maior dificuldade são peças específicas de reposição que nem toda loja você encontre, mas um mexo e coloco vídeos sobre esta lavadora, rsrsrsrsrs!

      Excluir
    6. Eu sou técnica em informática,mas em eletrodomésticos ñ ta dando certo kkkk

      Excluir
  76. Boa tarde. Minha Maré 7,5 kg não faz o processo de enxague. Ela faz todo o processo de lavagem normalmente, até que chegue no processo de enxague. Nesse momento, ela joga a água velha fora, mas não manda água para dentro da máquina para o enxague e fica parada aí e não continua o processo para a centrifugação. Fiz o teste acima e somente no enxague a água não é enviada para a máquina. Todo o encanamento está ok e não há nenhum entupimento. Agradeço se puder enviar alguma solução. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde, verifique a válvula de admissão.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, boa tarde, verifique a válvula de admissão.

      Boa sorte!

      Excluir
  77. Boa tarde amigo!
    Tenho uma consul maré 10k. Ela apagou do nada quando retirei a placa dela vi q tinha derretido um resistor.
    Se eu trocar a placa o ploblema vai ser resolvido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria das vezes sim, seria legal vc testar os outros componentes elétricos pra verificar se não foi algum deles que tenha danificado sua placa.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Na maioria das vezes sim, seria legal vc testar os outros componentes elétricos pra verificar se não foi algum deles que tenha danificado sua placa.

      Boa sorte.

      Excluir
    3. O q está derretido é o R80.
      Qual seria os outros componentes elétricos?

      Excluir
    4. Deve testar:motor, bomba de drenagem, atuador e válvula de admissão. Geralmente o que pode danificar a placa podem ser a bomba o motor é o atuador, válvula eu nunca vi, mas não custa testar.

      Boa sorte!

      Excluir
    5. Mas como vou testar esses componentes se ela está morta!

      Excluir
  78. Bom Dia,
    Minha lavadora cwl10b faz todo o autoteste, mas quando tentamos colocar para lavar roupas não funciona, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caso nem entre água, verifique o interruptor da tampa.

      Boa sorte!

      Excluir
  79. bom dia . tenho uma maré super 10 . ela nem da sinal de vida, ja testei a tomada e o interruptor da tampa.o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique o cabo de força, veja se a corrente chega até a placa, caso sim é possível que a placa esteja com problemas.

      Boa sorte!

      Excluir
  80. Olá. Tenho uma consul maré 7,5kg. Ela faz todo processo de lavagem coloca a água para fora mas na hora de torcer a roupa para iniciar o processo de enxague o painel começa a picar e não funciona mais. Tenho que desligar da tomada esperar um pouco e ligar de novo e no botão colocar o enxague e centrifugação. Isso pode ser placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, boa tarde, pode ser sim, mas verifique o chicote elétrico, a bomba de drenagem e o pressostato antes de ver a placa.

      Boa sorte!

      Excluir
  81. oi eu tenho uma consul mare de 10kg..ela nao esta centrifugando e enche de agua independentemente do limite e tem uma camiseta agarrada no tabor dela, oque eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde, verifique a placa de potência e o Capacitor.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, boa tarde, verifique a placa de potência e o Capacitor.

      Boa sorte!

      Excluir
  82. bom dia, tenho uma consul maré super 10,2 cwl10b, ela enche e lava mas não drena e nem centrifuga quando esvazio ela manualmente, testei a bomba direto na tomada e ela girou com velocidade, peguei uma chave teste e todos os fios azul e marrom que ligam ela acendem a luz da chave. "será que é a placa fonte?" pois todos os fios que descem para a parte mecânica ficam energizados.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia .... Tenho uma cônsul 10k ,ela começa a encher e do nada entorna a água está pulando as etapas ....oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, comece verificando o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
  84. Oi boa noite
    Tenho uma cônsul 10kg.
    Ela faz todo o processo até enxagua.
    Ela retira toda a água.
    E comesa a entrar água para enxaguar e psra.
    Ficando o led de enxagua e centrífuga acesos.

    ResponderExcluir
  85. Oi boa noite
    Tenho uma cônsul 10kg.
    Ela faz todo o processo até enxagua.
    Ela retira toda a água.
    E comesa a entrar água para enxaguar e psra.
    Ficando o led de enxagua e centrífuga acesos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite, verifique a válvula de admissão, a bomba de drenagem o chicote elétrico e a placa eletronica.

      Boa sorte!

      Excluir
  86. Muito obrigado era mesmo a válvula de admissão que estava com problema.
    Ela e dupla e a bobina de admissão de enxagua queimou.
    Muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  87. Carlos, bom dia!

    Tenho uma consul mare 10kg, troquei a placa, fiz o auto teste e ela mesmo no nivel baixo começa a encher e não para. O que pode ser?

    Att.

    Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, verifique o pressostato, a válvula, o chicote elétrico e o tubo do pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. O turbo lavagem sempre tem que ficar ligado?

      Excluir
    3. O turbo lavagem sempre tem que ficar ligado?

      Excluir
  88. Carlos, bom dia!

    Tenho uma consul mare 10kg, troquei a placa, fiz o auto teste e ela mesmo no nivel baixo começa a encher e não para. O que pode ser?

    Att.

    Luís

    ResponderExcluir
  89. Carlos, boa tarde!
    Tenho uma consul mare 10kg, troquei a placa, fiz o auto teste e ela mesmo no nivel baixo começa a encher e não para. O que pode ser?
    Troquei o pressostato também e o problema persiste.

    Att,

    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís boa tarde, é possível que o chicote elétrico possa estar com problemas, já que trocou a placa (foi a de potência) e o pressostato.

      Boa sorte!

      Excluir
  90. boa tarde Carlo meu nome e Antonio Carlos tenho uma lavadora eco performance da GE 15K e quando ligo ela não inicia os procedimentos de lavagem centrifugação e etc ela faz com que vai iniciar ai faz um barulho pequeno la embaixo e e os lds ficam piscando, pois ja testei a trava da tampa, ja troquei o sensor de velocidade, do motor, e continua do mesmo jeito sem iniciar o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  91. oi boa tarde, meu nome e simone- itapetininga - sp; minha maquina consul mare 10 kg tem 4 anos, esta soltando oleo nas roupas ., tirei o parafuso lateral pra retirar o agitador, nao sai, esta emperrado, nao sei que faço, pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  92. Carlos bom dia!
    Estou com uma maquina brastemp, ela liga normal, mas não libera entrada de agua, mas se colocar ela pra enxaguar ela libera a entrada de agua. O que pode ser?

    Att,

    Luis

    ResponderExcluir
  93. Oi, boa tarde! Eu tenho uma consulta maré 7,5 kg, ela leva normalmente centrifuga e enxagua, mas quando chega na função enxague extra ela não enche mais e fica apenas com as luzes acesas. O q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde, verifique o pressostato, a válvula de admissão e por último a placa eletrônica.

      boa sorte!

      Excluir
  94. Oi tenho uma Lavadora Consul Maré Super 10kg, comprei usada e quando ela centrifuga parece um avião...rs...de tanto barulho, mas é sé na centrifugação mesmo....no mais é normal. O que pode ser este barulho?

    ResponderExcluir